sábado, 18 de junho de 2022

O Diário de Anne Frank, versão definitiva | Livros

Sinopse:


"Escrito entre 12 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944, o Diário de Anne Frank foi publicado pela primeira vez em 1947, por iniciativa de seu pai, revelando ao mundo o dia a dia de dois longos anos de uma adolescente forçada a esconder-se, juntamente com a sua família e um grupo de outros judeus, durante a ocupação nazi da cidade de Amsterdão.


Todos os que se encontravam naquele pequeno anexo secreto acabaram por ser presos em agosto de 1944, e em março de 1945 Anne Frank morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen, a escassos dois meses do final da guerra na Europa. O seu diário tornar-se-ia um dos livros de não ficção mais lidos em todo o mundo, testemunho incomparável do terror da guerra e do fulgor do espírito humano."


Género: Autobiográfico, Histórico.


Ano de Publicação: 2020.


Páginas: 445.


Editora: Livros do Brasil - Porto Editora.


Avaliação no Goodreads: 4,51.


Fotografia da minha autoria - O Diário de Anne Frank, versão definitiva | Livros

Opinião:


Recebi este livro como presente da minha madrinha e por muitas críticas e comentários que já existam, não deixo na mesma um livro de parte. Gosto na mesma de ler clássicos e este não iria ser diferente. Digo isto, porque sei que há muitos leitores que preferem ler novidades ou livros em que conheçam muito pouco da história, e este livro não é um deles já que me atrevo a dizer que todos sabemos no geral a história de Anne Frank.

Espero poder confiar-te tudo, como nunca pude confiar em ninguém, e espero que venhas a ser uma grande fonte de conforto e apoio.


No entanto, gostei muito de ler o seu diário e não senti que estragou a experiência de leitura. Não cheguei a ver a cotação do livro no goodreads como por vezes faço para saber se arrisco ler ou não. E, por mais simples que sejam as palavras aqui encontradas consegue nos dizer muito através do ritmo com que foi escrito e a verdade nua e crua de Anne Frank mostrou a sua realidade ao viver por dois anos num esconderijo.

No amor e na guerra vale tudo.


Este livro é a versão definitiva do Diário de Anne Frank uma vez que inclui todas as páginas outrora escritas pela mesma sem nenhuma seleção prévia do conteúdo partilhado como o seu pai chegou a fazer com outras edições. 

Já não me atrevo a fazer seja o que for, pois tenho medo de que seja proibido.


Recomendo muito esta leitura e espero que tenham uma boa experiência enquanto leitores tal como a minha. É definitivamente um dos livros mais importantes do qual temos registo por nos contar uma história tão transparente do medo vivido e das atrocidades que o ser humano está disposto a fazer.

Classificação: 4 estrelas.

2 comentários:

  1. Confesso que tenho alguma curiosidade em relação a este livro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então aproveita para ler :) E brevemente partilhas o teu feedback.

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.