sábado, 10 de setembro de 2022

If We Were Villains de M. L. Rio | Livros

Sinopse:


"Oliver Marks has just served ten years in jail - for a murder he may not have committed. On the day he's released, he's greeted by the man who put him in prison. Detective Colborne is retiring, but before he does, he wants to know what really happened a decade ago.


As one of seven young actors studying Shakespeare at an elite arts college, Oliver and his friends play the same roles onstage and off: hero, villain, tyrant, temptress, ingenue, extra. But when the casting changes, and the secondary characters usurp the stars, the plays spill dangerously over into life, and one of them is found dead. The rest face their greatest acting challenge yet: convincing the police, and themselves, that they are blameless."


Género: Mistério. Thriller, Crime, Contemporâneo.


Ano de Publicação: 2017.


Páginas: 385.


Editora: Flatiron Books.


Avaliação no Goodreads: 4.22.


If We Were Villains de M. L. Rio | Livros


Opinião:


Oficialmente, o primeiro livro que terminei de ler no primeiro dia do mês quando há muito passava da meia-noite. Não só porque é um livro em que a curiosidade de saber o desfecho leva a melhor sobre ti como também pelas vibes de dark academia e tragédia shakespeariana que este livro acarreta.

Fouth year. The year of the tragedy.

Se não gostares de ler sobre crimes então este livro não é para ti. Se não gostares do mistério que sempre acompanha quando ocorre um assassinato então este livro não é para ti. Se dark academia não for um género que gostes de ler sobre ou onde a tragédia toma conta da história então este livro não é de facto para ti.


Make art, make mistakes, and have no regrets.


No entanto, se gostares de tudo o que enumerei em cima então por favor lê este belíssimo primeiro livro da autora, M. L. Rio.


There are things they don't tell you about such magical places - that they're as dangerous as they are beautiful.


"If We Were Villains", é perfeito para começares a ler no Outono/Inverno, uma vez que é onde a ação realmente se desenrola e vai tornar esta leitura ainda mais spooky ou por outros termos, agradável, se for feita a partir do fim do dia com uma chávena de chá quente na mão e uma boa mantinha sobre ti.


Halloween approached like a tiger in the night, with a soft rumble of warning.


Oliver Marks, o nosso personagem principal e também narrador, encontra-se no último dia de pena a cumprir, prestes a sair em liberdade quando por insistência de Colborne, - o detetive que o prendeu dez anos antes, por um crime que não cometeu -, insiste para que uma vez, que este já não se encontra a praticar a profissão, lhe conte por fim a verdadeira história por detrás do assassinato de um dos seus colegas atores numa faculdade de elite.


It was the unknown ending that terrified me.


E, a partir deste momento, vai ser difícil pousar o livro e não pensar uma única vez sobre as vossas suspeitas do que aconteceu à medida que os factos se vão revelando.


But here's the difference, Joe. For you it was just one day, then business as usual. For us it was one day, and every single day that came after.


Oliver é um jovem ator no último ano (o quarto ano) que estuda Shakespeare juntamente com os seus colegas, nomeadamente: Alexander, Filippa, James, Wren, Meredith e Richard. Por norma, leem as peças, estudam alguns versos à sua escolha e fazem o casting para determinar a personagem de uma das peças previamente selecionadas de Shakespeare que vão desempenhar.


Enter the players. There were seven of us then, seven bright young things with wide precious futures ahead of us, though we saw no farther than the books in front of our faces. we were always surrounded by books and words and poetry, all the fierce passions of the world bound in leather and vellum. (I blame this in part for what happened). 


No final de cada primeira atuação, todos se reúnem e aguardam que a lista oficial de cada papel lhes seja divulgado. A partir daí, vem o estudo profundo das personagens que lhe foram concedidas - memorização das falas, treino de combate quado necessário, perceção dos sentimentos do protagonista juntamente com o estudo da peça e do indivíduo enquanto ator - até ao momento da estreia da peça na Universidade.


Do you blame Shakespeare for any of it? The question is so unlikely, so nonsensical coming from such a sensible man, that I can't suppress a smile. I blame him for all of it, I say.


São um grupo de amigos chegados que se consideram família até ao momento em que o assassinato de um dos seus colegas acontece. Desse momento em diante, todos são suspeitos pelo que devem ainda ser mais unidos do que antes ao mesmo tempo que desempenham grandes tragédias shakespearianas repletas de mistério, crueldade e desavenças dignas de Shakespeare.


A good Shakespearean actor - a good actor of any stripe, really - doesn't just say words, he feels them. We felt all the passions of the characters we played as if they were our own. But a character's emotions don't cancel out the actor's - instead you feel both at once.


Gostei muito de ler este livro pela vibe dark academia (que é um dos géneros que mais tenho prazer tenho de ler), por saber que a tragédia é inevitável (mesmo que nós leitores tenhamos esperança até ao término do livro) e, por uma leitura fresca e rápida neste ambiente de suspeitas.


Classificação: 5 estrelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.