✍ A primeira obra: "Todos devemos ser feministas" de Chimamanda Ngozi Adichie.
Logo na primeira página deste pequeno exemplar a autora gratifica-nos com esta frase"...como os estereótipos limitam e formatam o nosso pensamento,...". Uma frase tão verdadeira, quanto sincera. Caminhámos para uma sociedade igual em direitos mas infelizmente ainda existem pés calcados e bocas silenciadas para quem pretende chegar ao topo ou ainda fazer-se escutar. Não são todas mulheres, mas é constituída por uma grande maioria delas. Como é que no início dos tempos a mente humana criou no lugar do amor e do respeito, fronteiras e padrões. Porquê que tudo isto começou? Pelas desigualdades finaceiras? Pelos encaixes em classes na sociedade? Por tons de pele? Por línguas estrangeiras? Ou ainda por receio das grandes mentes e no fundo grandes humanos serem superiores ao que o dinheiro pode comprar, ao que o gosto pode diferenciar?
Sejam indivíduos do género masculino como do feminino, ambos têm direitos e partilham crenças, perspetivas e histórias em comum. Podem também partilhar apenas o fato de ser humano porque até isso já é alguma coisa e representa apreço.
A autora neste livro, recorre a casos de exemplo de vida pessoal na qual testemunha como é ser feminista na pele de uma mulher africana nos dias de hoje. O preconceito que existe á volta e o receio dos homens perante o poder do feminismo.
Foi uma leitura sem dúvida magnífica! Adorei ler cada palavra e de momento apetece-me ler muitas mais obras da autora da qual acho que vão ser também sensacionais. Aconselho a lerem, mas não é apenas direcionado às raparigas. É antes um abre-olhos para todos os indivíduos integrantes da sociedade!
✍ A segunda obra: "O Livro do desassosego"de Fernando Pessoa.
As citações que se relacionam bem com o que por vezes sentimos/pensámos:
1- Críticas irrefletidas: "E então, porque o espírito humano tende naturalmente para criticar porque sente, e não porque pensa,..."
2- Viver o momento: "Em nada me pesa ou em mim dura o escrúpulo da hora presente. Tenho fome da extensão do tempo, e quero ser eu sem condições."
3- Definir cada emoção sentida: "Dar a cada emoção uma personalidade, a cada estado de alma uma alma."
4- Mágoa/Perda: "Mas ás vezes sou diferente, e tenho lágrimas, lágrimas das quentes, dos que não têm nem tiveram mãe; e meus olhos que ardem dessas lágrimas mortas ardem dentro do meu coração."
5- Imperfeição: "Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugná-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é o desumano, porque o humano é imperfeito."
Espero que tenham gostado desta minha pequena opinião! Qual foi a citação que mais gostaram? E o livro que mais se identificaram?
Fiquei curiosa para ler esses livros! Bom post! Um beijinho!
ResponderEliminarGanhaste uma nova seguidora ✨
miudadasflores.blogspot.com
Espero que gostes da leitura 😊
EliminarE também ganhas-te uma seguidora ! Ehehehe, beijinhos.