quarta-feira, 25 de julho de 2018

"Todos devemos ser feministas" e "Livro do Desassossego"

Recentemente, li duas obras que nos enche de questões e nos oferece outras perspetivas, assim como nos coloca a refletir - acerca das nossas atitudes, o que se passa nos outros países e de como ainda não se aceita tão bem as mudanças e a igualdade de direitos.



✍ A primeira obra: "Todos devemos ser feministas" de Chimamanda Ngozi Adichie.

Logo na primeira página deste pequeno exemplar a autora gratifica-nos com esta frase"...como os estereótipos limitam e formatam o nosso pensamento,...". Uma frase tão verdadeira, quanto sincera. Caminhámos para uma sociedade igual em direitos mas infelizmente ainda existem pés calcados e bocas silenciadas para quem pretende chegar ao topo ou ainda fazer-se escutar. Não são todas mulheres, mas é constituída por uma grande maioria delas. Como é que no início dos tempos a mente humana criou no lugar do amor e do respeito, fronteiras e padrões. Porquê que tudo isto começou? Pelas desigualdades finaceiras? Pelos encaixes em classes na sociedade? Por tons de pele? Por línguas estrangeiras? Ou ainda por receio das grandes mentes e no fundo grandes humanos serem superiores ao que o dinheiro pode comprar, ao que o gosto pode diferenciar?
Sejam indivíduos do género masculino como do feminino, ambos têm direitos e partilham crenças, perspetivas e histórias em comum. Podem também partilhar apenas o fato de ser humano porque até isso já é alguma coisa e representa apreço.
A autora neste livro, recorre a casos de exemplo de vida pessoal na qual testemunha como é ser feminista na pele de uma mulher africana nos dias de hoje. O preconceito que existe á volta e o receio dos homens perante o poder do feminismo.
Foi uma leitura sem dúvida magnífica! Adorei ler cada palavra e de momento apetece-me ler muitas mais obras da autora da qual acho que vão ser também sensacionais. Aconselho a lerem, mas não é apenas direcionado às raparigas. É antes um abre-olhos para todos os indivíduos integrantes da sociedade!

✍  A segunda obra: "O Livro do desassosego"de Fernando Pessoa.

Para ler e conseguir perceber bem a mensagem que o autor nos pretende demonstrar é necessário em primeiro lugar, saber a história da sua vida- o que nos ilumina acerca de determinadas reflexões salientes do escritor- e consequentemente estudar bem todos os conceitos associados á sua maneira de pensar. Não é uma obra de fácil leitura porém acho que é bonita as palavras que nela fluem. Na primeira parte foi inclusive, dificíl me cativar pela forma como escreve, dado que estava habituada a ler poemas e não tanto obras sem um ligamento bem definido mais da parte do desenvolvimento e do fim. Básicamente de como as suas introspeções encaixam. Em segundo lugar, é preciso estar bastante atento a toda a sucessão de pensamentos e tópicos por ele abordados.

As citações que se relacionam bem com o que por vezes sentimos/pensámos:

1- Críticas irrefletidas: "E então, porque o espírito humano tende naturalmente para criticar porque sente, e não porque pensa,..."

2- Viver o momento: "Em nada me pesa ou em mim dura o escrúpulo da hora presente. Tenho fome da extensão do tempo, e quero ser eu sem condições."

3- Definir cada emoção sentida: "Dar a cada emoção uma personalidade, a cada estado de alma uma alma."

4- Mágoa/Perda: "Mas ás vezes sou diferente, e tenho lágrimas, lágrimas das quentes, dos que não têm nem tiveram mãe; e meus olhos que ardem dessas lágrimas mortas ardem dentro do meu coração."

5- Imperfeição: "Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugná-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é o desumano, porque o humano é imperfeito."

Espero que tenham gostado desta minha pequena opinião! Qual foi a citação que mais gostaram? E o livro que mais se identificaram?

2 comentários:

  1. Fiquei curiosa para ler esses livros! Bom post! Um beijinho!
    Ganhaste uma nova seguidora ✨

    miudadasflores.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que gostes da leitura 😊
      E também ganhas-te uma seguidora ! Ehehehe, beijinhos.

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.