quarta-feira, 24 de julho de 2019

Energizers que aprendi na Turquia

Energizers é um conceito que aprendi durante o Intercâmbio que se realizou na Turquia. Basicamente, um energizer funciona como um IceBreaker, isto é, são minijogos ou atividades que servem para que todos os participantes deixem a timidez de lado. E, que assim possam se conhecer uns aos outros melhores. Força num sentido positivo a sair da sua zona de conforto e a dar o seu contributo e respetiva energia (boa vibe) dentro do grupo.

Desta forma, durante uma semana eram várias as situações em que introduzíamos estes pequenos Energizers. Como por exemplo, no início de uma sessão ou como forma de uma pausa para descontrair da ordem de trabalhos ou ainda para terminar o dia. O nosso grupo realizava estas atividades nestes três tipos. Consequentemente tinha efeitos positivos dado que logo de manhã ficávamos mais dispostos e focados, a meio servia como uma distração e ao fim tratava-se de uma forma de despedirmo-nos de mais um dia de tarefas.

Energizers, Icebreakers - Bingo
Este conceito é brilhante e eu adorei todos os pequenos jogos. Deste modo, achei interessante partilhar com vocês alguns que foi incutido entre ocupações e que correram muito bem. Estas atividades são realizadas na forma de um círculo de forma a que todos nos vejam e de forma a serem bem interativas.

- Horses: Neste jogo há uma pessoa que vai dizendo o que o resto tem de fazer. Algo do género do jogo português: O Rei Manda, mas, mais limitado. Em primeiro lugar é necessário cada participante curvar-se um pouco para a frente e enquanto uma pessoa é responsável por dizer o que se vai suceder, os outros precisam de cumprir sem se confundirem. As demandas podem ser: esquerda, direita ou cumprimentar os homens. Isto é, a partir do momento que nos encontrámos inclinados, se o líder ou o rei disser esquerda temos de bater nas pernas da pessoa que se encontra à nossa esquerda e o mesmo acontece para a palavra direita. Se a pessoa encarregue não se pronunciar temos de bater nas nossas próprias pernas. Se disser homem, temos de encontrar um rapaz dentro do círculo e lhe acenar. Complicado? Nem por isso e é super engraçado!

- Eu digo uma coisa e tu dizes ou fazes o contrário: Desta vez, este energizer serve para concentrarmos a nossa atenção tendo em conta que temos de fazer ou dizer o oposto daquilo que uma pessoa escolhia está a tentar nos confundir. Por exemplo, se a pessoa disser ah, nós dizemos shhh e vice-versa. Se a pessoa levantar as mãos para cima nós temos de colocar as mãos para baixo e vice-versa. Ou seja, temos de fazer o oposto do que a pessoa aleatoriamente escolhida faz. Ao início correu bem, a meio já estava a imitar a pessoa responsável pela qual tínhamos de contrariar.

- Nana, monster or knight: Neste Energizer divide-se o número de participantes em duas equipas e de preferência com igual número. De seguida, são apresentadas as regras do jogo nomeadamente: o Knight (cavaleiro) mata o Monster (monstro); o Monster mata a nana (avó) e a nana mata o Knight. As duas equipas devem escolher apenas uma personagem para cada uma sem que a outra equipa descubra antes de se enfrentarem. Frente a frente é a hora da batalha e cada equipa deve em contagem decrescente fazer o símbolo de cada um (para a avó agitamos uma mão como se tivesse com uma bengala; para o cavaleiro pegamos na espada e fazemos que cortamos algo e por fim para o monstro colocamos os braços para cima). O resultado é que a minha equipa perdeu, no entanto, é um bom jogo de estratégia.

- True or False: Este energizer é relativamente mais fácil. Cada um deve pegar num post-it e escrever duas mentiras e uma verdade. Depois, cada um deve ir ter com cada participante do grupo e tentar adivinhar a da outra pessoa enquanto essa outra pessoa tenta perceber qual das 3 opções que escrevemos é a verdade. Este Icebreak é muito bom para quebrarmos a timidez e irmos de encontro aos outros para os conhecermos melhor.

- Bingo: É dado a cada participante uma folha com perguntas do género: uma pessoa que faça anos em outubro ou uma pessoa que tenha uma irmã. E é suposto irmos falar com cada outro participante e perguntarmos perguntas até encontrarmos alguma categoria onde o seu nome possa ser escrito. Por exemplo eu falo duas línguas, portanto, a outra pessoa poderia escrever o meu nome em cima dessa categoria. Quem encontrar todas as pessoas que precisa para completar o desafio deve dizer Bingo e todos os restantes participantes perdem.

Desse lado, alguém já era familiar sobre este conceito?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.