sábado, 23 de janeiro de 2021

Economia, Moral e Política de Vítor Bento | Livros

 Sinopse:


"Trata-se de um conjunto de reflexões sobre a Economia, olhada mais de um ponto de vista filosófico do que científico, pois é abordada na perspetiva das suas ligações com a Moral e a Política. No fundo, isso corresponde a um «regresso às origens», pois, no princípio, o estudo da Economia encontrava-se fundido com o estudo daquelas outras duas disciplinas, fazendo parte de um departamento universitário comum às três ou, pelo menos, a duas delas (Ciências Morais ou Ciências Políticas). Defende-se que toda a ação visando influenciar o funcionamento da economia e os juízos formulados sobre os resultados económicos são, sempre e por natureza, moralmente orientados; que uma tal ação pertence, também por natureza, à Política."


Género: Ensaios, Economia.


Data de Publicação: 2011.


Páginas: 112.


Editora: Fundação Francisco Manuel dos Santos.


Fotografia da minha autoria - Economia, Moral e Política de Vítor Bento


Opinião:

Recentemente, fiz um teste a economia internacional e de modo a iniciar o meu estudo nesta área menos comum dos meus interesses optei por ler este curto exemplar de forma, a introuzir-me a este subjeto fundamental.


Todo o comportamento humano consciente implica escolhas, por mais básicas ou elementares que sejam, e estas escolhas são feitas em função de uma escala de valores, que cada um tem para si e pela qual orienta a sua vida.


Tal como previ, são capítulos gerais, de caráter simplista e introdutórios na medida em que o autor faz uma pequena introdução sobre o grande tema da economia e ainda inclui notas de rodapé a explicar conceitos mais elaborados como por exemplo: Bretton Woods. E, por isso, recomendo essencialmente este livro para quem não teve ou que tal como eu não esteja a par dos conceitos mais técnicos. 


- a escolha de um curso de acção, entre diferentes alternativas e segundo a valoração pessoalmente atribuída a cada uma delas - que constitui a acção moralmente orientada, de que a vida económica faz parte irrecusável.


É uma leitura acessível e a minha classificação não é superior exatamente por duas razões. A 1ª porque não é um tema que me desperte grande atenção apesar, de constatar a sua importância no nosso cotidiano. A 2ª razão porque o autor poderia desenvolver um pouco mais os capítulos, principalmente o último. O último capítulo aborda o tema da crise económica ou a grande recessão que teve início nos Estados Unidos pelo colapso do setor imobiliário que se estendeu ao longo dos anos consequentemente, por todo o globo. No entanto, o escritor introuz e explica superficialmente cada tópico exatamente por se tratar de um ensaio.


Um dos aspetos que mais gostei neste livro e me fez desfrutar desta leitura foi a relação exposta que o autor evidencia entre a Economia, a Moral e a Política.

Classificação: 3 estrelas.


#livros; #opinião #VítorBento #Economia #Moral #Política

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.