sábado, 20 de março de 2021

História do Século XX de Martin Gilbert | Livros

Sinopse:

"Quando o século começou, já alguns dos seus futuros tiranos estavam lançados nas suas carreiras de destruição. Ao mesmo tempo, a ciência e a medicina faziam progressos gigantescos. O automóvel dava os primeiros passos e, menos de uma década volvida, o avião iria subir aos céus. À semelhança do que acontecera em séculos anteriores, o grande valor atribuído à vida humana pela religião e pela tradição estava em conflito quase permanente com as barbáries da guerra. O patriotismo e o imperialismo estavam num ponto alto. E as expectativas de dias melhores aumentavam.

O choque de nações e as suas alianças, as rivalidades entre impérios e o colapso destes, e os conflitos de nacionalidades e grupos nacionais tiveram um papel central no desenrolar do século. Não passou um ano sem que houvesse seres humanos mortos na guerra ou a tentar recompor-se das marcas destruidoras da guerra. «Chamam-lhe o século do homem comum», escreveu Winston Churchill, «porque foi o homem comum quem mais sofreu nele». O destino tantas vezes trágico do «homem comum», e da mulher e criança comuns, perpassa como um fio negro por estas páginas. Também por elas perspassam fios de ouro - a coragem e perseverança de indivíduos sem conta e a afirmação da igualdade de direitos de todas as nações, e dos direitos do indivíduo, contra os fardos tantas vezes esmagadores da opressão do estado e da tirania militar."


Género: História.

Data de Publicação: 2010.

Páginas: 654.

Editora: D. Quixote.


Fotografia da minha autoria - História do Século XX de Martin Gilbert 


Opinião:


Peguei neste livro para estudar um pouco e de uma forma generalizada todos os acontecimentos que marcaram o decorrer do século XX do ponto de vista do historiador e escritor, Martin Gilbert.

Não passou um ano sem que houvesse seres humanos mortos na guerra ou a tentar recompor-se das marcas destruidoras da guerra.


É um trabalho de investigação muito bem feito e a única coisa que teria de partilhar como um ponto fraco é a seguinte: após umas determinadas páginas a escrita do autor torna-se muito mecânica e do início ao fim apercebemo-nos que o narrador só se interessa por nos ditar todos os factos. Gostaria de ter visto um pouco mais de introspeção ou um pouco de introdução para cada capítulo, aspeto do qual não se verificou.


Neste exemplar, podem encontrar ao longo do livro fotografias de momentos ou pessoas que marcaram o século XX desde a luta de Martin Luther King a Nelson Mandela.

De resto é um excelente livro, em que em menos de 600 páginas de texto corrido é nos contada toda a história (essencialmente política) do século XX.


Muitos são os atributos escolhidos para definir o século XX, entre os quais o século «da guerra», o século «do homem comum» - porque, disse Churchill, «foi o homem comum quem mais sofreu nele» - e o século «do refugiado».

Classificação: 4 estrelas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.