sábado, 24 de julho de 2021

As Intermitências da morte de José Saramago | Livros

 Sinopse:


"«No dia seguinte ninguém morreu.»


Assim começa este romance de José Saramago. 


Colocada a hipótese, o autor desenvolve-se em todas as suas consequências e o leitor é conduzido com mão de mestre numa ampla divagação sobre a vida, a morte, o amor e o sentido, ou a falta dele, da nossa existência."


Género: Romance.


Data de Publicação: 2019.


Páginas: 229.


Editora: Porto Editora.


Fotografia da minha autoria - As Intermitências da morte de José Saramago, livros

Opinião:

O primeiro livro que li de José Saramago foi o tão famoso "Memorial do convento" enquanto leitura obrigatória. No entanto, desde as primeiras páginas que para mim foi um prazer e, não uma obrigatoriedade. 


Com as palavras todo o cuidado é pouco, mudam de opinião como as pessoas.


Percebo que seja estranho pegar num livro de José Saramago e tentar abraçar a leitura tendo em conta a sua forma de escrita. No entanto, uma vez compreendido torna-se numa leitura de 2 a 3 dias. Saramago, pela segunda vez, captou a minha atenção. Num tema diferente e ainda mais interessante para ser sincera pela abordagem do tema da morte e pela sua aparição ao longo destas páginas. Foi uma abordagem que me deixou de imediato com os olhos postos em cada palavra.


..., se filosofamos é por saber que morreremos,...


As intermitências da morte, é um livro que me foi oferecido por uma velha amiga (a quem agradeço muito!) e que acertou em cheio. Neste livro, encontramos um fenómeno estranho: por um ano a morte deixou de simplesmente atuar e por isso, as pessoas que seriam supostas falecer continuavam nesta nossa terra (portuguesa). Se por um lado, se pensava tratar de um milagre, por outro, se pensava tratar de uma maldição. Uma vez que, sem morte não há ressurreição e sem ressurreição não existe paraíso, purgatório ou tão pouco o inferno.


..., se essa for a vontade de deus, a quem para todo o sempre agradeceremos, com as nossas orações, haver escolhido o bom povo deste país para seu instrumento.


Não vos quero contar muito mais. Fui para este livro às escuras e adorei o conteúdo que lá encontrei. Não só pelo tema em si (a morte) como também pelas diferentes perspetivas das personagens.


..., não são tanto as respostas que me importam, senhor primeiro-ministro, mas as perguntas,...


Classificação: 5 estrelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.