quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Youth Exchange na Grécia - As (nossas) barreiras e o Teatro de Opressão

Olá! Hoje queria partilhar com vocês a minha experiência ao participar num Youth Exchange na Grécia, quer por ter sido a primeira vez que fui sozinha sem conhecer ninguém, quer por estas oportunidades serem limitadas.


Fotografia da minha autoria - Youth Exchange na Grécia 

Através do grupo de facebook: Erasmus Plus Projects, encontrei uma organização portuguesa, Embaixada da Juventude, que procurava por participantes portugueses com disponibilidade de irem para a grécia participar num Youth Exchange com a duração de 10 dias em conjunto com outros quatro países: a itália, a roménia, a espanha e a grécia. O objetivo era experimentarmos aprender sobre um tipo particular de teatro: o teatro de opressão. Eu sem saber nada acerca do assunto decidi arriscar e não perder a oportunidade que podia perfeitamente não se repetir.


Fotografia da minha autoria - Youth Exchange na Grécia 

E, esse foi o início de uma jornada enriquecidora. Conheci uma aldeia da grécia (Arnaia), conheci pessoas muito carinhosas e no meio de tanta atividade e descoberta, permiti-me conhecer a mim própria. Até porque só nos conhecendo a fundo primeiro é que depois podemos conhecer com amor as outras pessoas e lugares.


Fotografia da minha autoria - Youth Exchange na Grécia 

Foi uma experiência única. Sim única. Única porque todo o grupo de países que participaram eram pessoas bondosas, pessoas em que os abraços vêm primeiro antes da pergunta e pessoas que apenas o Universo se encarregará de nos voltarmos a encontrar. Aprendi de forma informal a reencontrar a minha voz e a não ter receio de a usar, aprendi mais sobre as minhas barreiras pessoais que me impediam de conectar com as outras pessoas, aprendi o significado no palco sobre o teatro de opressão e que nem sempre os opressores, os oprimidos e as vítimas são tão fáceis de identificar quanto possam parecer. By the way, na fotografia abaixo apresento-vos o Pancho (o cãezinho da aldeia que estava sempre à nossa beira).


Fotografia da minha autoria - Youth Exchange na Grécia 

Gostei de cada minuto que lá estive e segurei as lágrimas na hora do adeus, ou do até breve. Sei que fiz amizades para a vida e também risquei da minha lista de países a grécia que estava por visitar. Agora só me resta esperar que o universo continue a ser bondoso e a proporcionar momentos inesquéciveis. Obrigada!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.