sábado, 16 de julho de 2022

O Segundo Sexo (volume 1) - Os Factos e os Mitos de Simone de Beauvoir | Livros

Sinopse:


"Mais de 50 anos volvidos sobre a primeira publicação de O Segundo Sexo, os temas que Simone de Beauvoir discute neste célebre tratado sobre a condição da mulher continuam a ser pertinentes e a manter aceso um debate clássico. Entretecendo argumentos da Biologia, da Antropologia, da Psicanálise e Filosofia e de outras áreas do saber, O Segundo Sexo revela os desequilíbrios de poder entre os sexos e a posição do «Outro» que as mulheres ocupam no mundo.

O Segundo Sexo é uma obra essencial do feminismo e dos estudos de género, e as suas considerações acerca dos condicionamentos sociais que levam à construção de categorias como «mulher» ou «feminismo» - e que estão na base da opressão das mulheres - são hoje amplamente aceites."


Género: Não Ficção, Feminismo, Clássico, Sociologia.


Ano de Publicação: 2009.


Páginas: 412.


Editora: Quetzal.


Avaliação no Goodreads: 4.25.


Fotografia da minha autoria - O Segundo Sexo (volume 1) - Os Factos e os Mitos de Simone de Beauvoir | Livros

Opinião:


Peguei neste livro para me ajudar a terminar uma dissertação de mestrado que ando a escrever pelo que parece há séculos. Como o tema é o feminismo, achei que ler este clássico da literatura por uma mulher que impulsionou este movimento seria uma linha essencial como referência para o meu trabalho acadêmico.


Hesitei muito tempo em escrever um livro sobre a mulher.


No entanto, tenho a dizer que foi uma leitura mais arrastada do que desejava. As primeiras 150 páginas são difíceis de gerir e não fica muito mais fácil. Seria de esperar que sim, mas realmente a análise demonstra quão arcaico eram os pensamentos do passado que infelizmente, ainda hoje é vivido por alguns.


«Você pensa assim porque é uma mulher.» Mas eu sabia que a minha única defesa era responder: «Penso-o porque é verdadeiro»

É sem dúvida uma abordagem antiga e uma das primeiras publicações a serem feitas em torno deste tema. Ainda assim, pensei que fosse ser mais interessante do que o que realmente foi. Talvez, a experiência de leitura tivesse sido melhor se tivesse pegado neste livro como o primeiro a ler sobre a igualdade de género.


Porque é pelo trabalho que a mulher conquista a sua dignidade de ser humano;


Creio que nesse caso, não teria sido uma leitura tão entediante. Porém, gostei na mesma de ter lido algo da autora e penso que as próximas leituras da mesma possam ser melhores. I mean, ainda tenho o segundo volume por ler.


A História mostrou-nos que os homens detiveram sempre todos os poderes concretos;


Ainda aprendi muito com esta leitura e acho que é essa aprendizagem que me permite ter esperança quanto ao segundo volume. Pois, gostei muito da aproximação da realidade nua e crua que a autora nos faz sentir e até mesmo questionar com a quantidade de pessoas que pensavam mesmo que o papel da mulher não iria mais longe do que a área da sua casa.


Classificação: 3 estrelas.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Não acho que seja essencial conheceres a obra. Mas, se acadêmicamente estiveres interessada então boa leitura!

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.