Sinopse:
"Mais de 50 anos volvidos sobre a primeira publicação de O Segundo Sexo, os temas que Simone de Beauvoir discute neste célebre tratado sobre a condição da mulher continuam a ser pertinentes e a manter aceso um debate clássico. Entretecendo argumentos da Biologia, da Antropologia, da Psicanálise e Filosofia e de outras áreas do saber, O Segundo Sexo revela os desequilíbrios de poder entre os sexos e a posição do «Outro» que as mulheres ocupam no mundo.
O Segundo Sexo é uma obra essencial do feminismo e dos estudos de género, e as suas considerações acerca dos condicionamentos sociais que levam à construção de categorias como «mulher» ou «feminismo» - e que estão na base da opressão das mulheres - são hoje amplamente aceites."
Género: Não Ficção, Feminismo, Clássico, Sociologia.
Ano de Publicação: 2009.
Páginas: 412.
Editora: Quetzal.
Avaliação no Goodreads: 4.25.
Fotografia da minha autoria - O Segundo Sexo (volume 1) - Os Factos e os Mitos de Simone de Beauvoir | Livros |
Opinião:
Hesitei muito tempo em escrever um livro sobre a mulher.
«Você pensa assim porque é uma mulher.» Mas eu sabia que a minha única defesa era responder: «Penso-o porque é verdadeiro»
É sem dúvida uma abordagem antiga e uma das primeiras publicações a serem feitas em torno deste tema. Ainda assim, pensei que fosse ser mais interessante do que o que realmente foi. Talvez, a experiência de leitura tivesse sido melhor se tivesse pegado neste livro como o primeiro a ler sobre a igualdade de género.
Porque é pelo trabalho que a mulher conquista a sua dignidade de ser humano;
Creio que nesse caso, não teria sido uma leitura tão entediante. Porém, gostei na mesma de ter lido algo da autora e penso que as próximas leituras da mesma possam ser melhores. I mean, ainda tenho o segundo volume por ler.
A História mostrou-nos que os homens detiveram sempre todos os poderes concretos;
Ainda aprendi muito com esta leitura e acho que é essa aprendizagem que me permite ter esperança quanto ao segundo volume. Pois, gostei muito da aproximação da realidade nua e crua que a autora nos faz sentir e até mesmo questionar com a quantidade de pessoas que pensavam mesmo que o papel da mulher não iria mais longe do que a área da sua casa.
Classificação: 3 estrelas.
Desconhecia por completo.
ResponderEliminarSegue-me:
Blog | Instagram
Não acho que seja essencial conheceres a obra. Mas, se acadêmicamente estiveres interessada então boa leitura!
Eliminar