sábado, 12 de novembro de 2022

The Book of Life de Deborah Harkness | Livros

Sinopse:


"Bringing the magic and suspense of the All Souls Trilogy to a deeply satisfying conclusion, this highly anticipated finale went straight to #1 on the New York Times bestseller list. In The Book of Life, Diana and Matthew time-travel back from Elizabeth London to make a dramatic return to the present - facing new crises and old enemies. At Matthew's ancestral home, Sept-Tours, they reunite with the beloved cast of characters from A Discovery of Witches - with one significant exception. But the real threat to their future has yet to be revealed, and when it is, the search for Ashmole 782 and its missing pages takes on even more urgency."


Género: Romance, Fantasia e Ficção Histórica.


Ano de Publicação: 2014.


Páginas: 647.


Editora: Headline.


Avaliação no Goodreads: 4.19.


Fotografia da minha autoria - The Book of Life de Deborah Harkness | Livros



Opinião:

Cheguei por fim ao último livro da trilogia da qual aconselho previamente a lerem as respetivas opiniões aqui e aqui.

Ghosts didn't have much substance. All they were composed of was memories and heart.

The Book of Life, foi dos três livros o mais especial, talvez por ser o último livro desta enorme jornada em que acompanhamos os caminhos de Diana e do Matthew que se cruzam por um mero livro para nunca mais serem separados.

Matthew knew this was Diana's worst nightmare: that someone she loved would be taken from her before the two of them could say a proper farewell 

Caminhos esses que porventura de regresso ao futuro contam às suas famílias o que lhes parecia impossível devido às suas origens: em breve serão pais de gêmeos. No entanto, existem mágoas escondidas no passado que terão de ultrapassar: a despedida de Annie e do Jack (os meninos que adotaram na sua família), a despedida de Philippe (por uma segunda vez para o Matthew) e a despedida do "School of Night". Com tantas despedidas regressam ao futuro com um coração mais apertado, mas igualmente nutrido de tantas boas memórias.

There was only silence, and stars too faint to show him the way home.

Revoltam-se contra o Covenant, uma vez que este "culto" pretendia manter as raças das três espécies puras, o que simplesmente não é possível tanto pelo Matthew como pela Diana e as suas famílias que estão dispostos a lutar até ao fim para que o amor entre espécies seja livre. Mais tarde, vimos a comprovar que a proibição antigamente imposta de um relacionamento amoroso entre espécies não é a primeira vez a ser quebrada e, que ninguém escolhe por quem se apaixona.


Granddad always did have an unholy ability to give us jobs we could neither refuse nor perform without losing some piece of our souls.

Neste último livro percebemos por fim o poder do amor. Desde a sua força até à sua aceitação. E, é uma das melhores trilogias que guardo com carinho nas minhas estantes. A parte boa é que posso prolongar um pouco mais o contacto com esta história, uma vez que existe na HBO Max a série adaptada: "A Noite de Todas as Almas."


Jack's behavior reminded me so strongly of the joyous boy he had once been that I had to fight back the tears.

Algumas das minhas personagens favoritas são o Gallowglass (do qual espero que tenha no seu tempo recebido um amor de volta), a Yausebeau (pela sua ferocidade), a Miriam (pelo seu feitio especial) e, claro, o Jack (por contra toda a solidão, manipulação e, tristeza no seu mundo ter sempre se guardado no amor até ao fim). Obviamente que a Diana (pela sua independência enquanto mulher, teimosia e curiosidade) e o Matthew (por sempre cuidar dos seus) também guardarão um lugar especial no mundo literário.


Classificação: 5 estrelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.