sábado, 6 de maio de 2023

Uma Pequena Vida de Hanya Yanagihara | Livros

Sinopse:

"Este é um dos mais espantosos, desafiadores, perturbadores e profundamente comoventes romances publicados nas últimas décadas: um épico sobre o amor e a amizade no século XXI, que visita alguns dos lugares mais assustadores onde a ficção já se aventurou; um livro que, desafiando explicações e todas as probabilidades, emerge do lado da luz.

Quatro colegas de uma pequena universidade do Massachusetts mudam-se para Nova Iorque para começar a vida adulta. Sem dinheiro e em busca de um caminho, contam apenas com as suas ambições e com a amizade que os une. Bonito e generoso, Willem tenta vingar como ator; nascido em Brooklyn, inteligente e mordaz, por vezes cruel, JB quer afirmar-se como pintor na cena artística de Manhattan; Malcolm é um arquiteto frustrado com o seu trabalho num ateliê de renome; e Jude, brilhante, enigmático e fechado, é o centro de gravidade do grupo.

Ao acompanhar os quatro amigos durante décadas, vemos como as suas relações se aprofundam e ensombram, marcadas pela dependência, pelo êxito e pelo orgulho. Porém, o seu grande desafio, compreenderão eles, é Jude, que se torna um advogado temido pelos seus pares, mas que é um homem cada vez mais destroçado, física e psicologicamente marcado por uma infância inimaginável e perseguido por um passado traumático que teme jamais conseguir ultrapassar.

Numa escrita resplandecente, magnífica e assombrosa, Hanya Yanagihara compõe um hino trágico e transcendente ao amor fraternal, revela o sofrimento e o desgosto de forma ímpar, e retrata a tirania da memória e dos limites da capacidade humana para resistir."

Género: Romance.

Ano de Publicação: 2022.

Editora: Editorial Presença.

Páginas: 688.

Avaliação no Goodreads: 4.34 ⭐⭐⭐⭐

Goodreads Choice Award Nominee for Best Fiction (2015)

Imagem da minha autoria - Uma Pequena Vida de Hanya Yanagihara | Livros

Opinião:

Este livro vai ser sempre especial. Não importa a qualidade de outras histórias que conheça nem quão melhores livros vá ler. Porque, assim que conheci Jude St. Francis, soube que era um daqueles livros que ia recomendar e, em que a história vai ficar comigo por muito tempo.

Nunca falou disso com Jude, mas, em anos vindouros, vê-lo-ia afligido por muitos tipos de dor, umas, mais fortes, outras, nem tanto;

Uma Pequena Vida de Hanya Yanagihara, dá-nos a conhecer a vida de quatro jovens adultos que se conheceram numa universidade em Nova Iorque e, que desde então, veem construindo a sua vida e as suas carreiras, sem descurar o laço que os une.
Andava poesia solta no metro.

Conhecemos Willem, que sonha em ser ator e é o cuidador do grupo. Através desta personagem acompanhamos um bocadinho a dificuldade em afirmar um trabalho nesta área tão competitiva e, incerta. JB, é o rapaz que ambiciona tornar-se num pintor famoso e de prestígio, e é o mais social de todos. Com ele, compreendemos o quão importante é se sentir socialmente ativo e aceite.

Em que altura deixava a luta pelo de ser um ato de coragem para se tornar insensatez?
Entre eles, conhecemos também o Malcolm. Deseja construir a sua própria empresa de arquitetura e sair do negócio de referência em que trabalha só para continuar a agradar aos pais. Com este protagonista, ficamos a questionar, se porventura, existe um momento certo, para seguirmos os nossos sonhos. E depois, temos Jude St. Francis, o enigmático e advogado do grupo.  A sua personalidade em tribunal muda radicalmente comparativamente com o comportamento que tem junto dos amigos. E, é o protagonista que mais queremos conhecer. Não só por esconder um passado repleto de trauma e de falta de amor, como por ser a ponte de amizade entre eles. 

Nova Iorque era a cidade dos ambiciosos. 
Li algumas reviews e, vi alguns TikToks em que as pessoas basicamente diziam ser um livro difícil, duro e muito triste. Honestamente, é tudo isso. Mas, é também incrivelmente bonito. Este grupo de amigos que acompanhamos por muitos anos, é das amizades mais bonitas das quais já li. O apoio e o carinho que têm mutuamente, vale a pena cada tristeza que sentem mediante o desenrolamento da história.
Onde quer que fosse, podia levar consigo tudo quanto tinha de seu no mundo.

Recomendo esta leitura, mas para o vosso bem, têm de estar psicologicamente bem e estáveis. Faz-vos questionar sobre o valor da vida, a maldade e a mágoa que pode existir no passado de alguém que nós achamos conhecer e, como um ser humano pode fazer tanto mal a outro. Sucintamente, é um livro com muitas camadas, tanto de bondade e entreajuda, como de tristeza e solidão.

Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐

2 comentários:

  1. Quero muito ler este livro, mas ainda não tive coragem de o comprar precisamente pela tristeza que todos dizem estar associada à obra, mas um dia agarro-o e vou descobrir estas personagens sobre as quais todos dizem maravilhas ;)

    Não Digas Nada a Ninguém

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero mesmo que ganhes essa coragem para o ler porque vale muito a pena 💙

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.