"Como tem a forma de diário, este é o único livro de ficção do autor escrito na primeira pessoa. O herói, o eterno funcionário miserável de Gógol, assume em Diário de Um Louco, apesar e, talvez, por causa do delírio psicótico em que se refugia, contornos muito humanos e comoventes. Como sempre, a arte gogoliana de misturar o real e o fantástico, o normal e o patológico, o razoável e o delírio, imperam em Diário de Um Louco, a ponto de o leitor se sentir desconfortavelmente a assistir ao sofrimento de um ser humano a quem a identidade se vai estilhaçando com a rapidez e a intensidade de um pequeno conto."
(excerto da introdução, Filipe Guerra)
Género: Romance.
Ano de Publicação: 2002.
Editora: Assírio & Alvim.
Páginas: 56.
Avaliação no Goodreads: 4.12.
Imagem da minha autoria - Diário De Um Louco de Nikolai Gógol | Livros |
Opinião:
Diário de Um Louco é um romance muito aclamado na literatura e Nikolai Gógol é tido não só em alta estima como é uma referência do Império Russo. No entanto, este livro não funcionou tão bem para mim.
Só o Diabo sabe o que isto foi.
Compreendo o brilhantismo da premissa do conto e, ainda aprecio a inclusão do fantástico. Todavia, esperava mais deste clássico. Gostava que tal como sugere o título, a loucura do funcionário Gógol fosse mais explorada, e não tanto como uma insanidade que se instaurou praticamente do dia para a noite.
Fui ao teatro. Davam o parvalhão russo Filatka. Ri muito.
Sente-se que é um romance escrito à luz da época. E, acho que por isso, é que esperava mais. Gostava de me envolver mais com as irreflexões da nossa personagem principal e, perceber melhor o fio condutor do seu arrebatamento pela filha do seu empregador.
Os autores, hoje em dia, escrevem cada peça mais engraçada.
Contudo, é uma leitura que acabo por recomendar. Nem que seja para ganharem referências literárias dos quais podem participar com a vossa opinião e ponto de vista. No entanto, se o que verdadeiramente vos amarra num livro, são as histórias então não posso dizer que fiquei fascinada por esta.
Classificação: 3 ⭐⭐⭐
Já li mas dentro de uma colectânea, porque se trata de um Conto. Talvez por isso achaste que foi pouco desenvolvido.
ResponderEliminarNão Digas Nada a Ninguém
É capaz de ser possível 🤔
Eliminar