sexta-feira, 6 de julho de 2018

Navio Gil Eanes e o que ele tem para contar | Viagens com registo


Há pouco tempo, tirei um dia de pausa nos estudos e aproveitei para dar um saltinho a Viana do Castelo. Por lá, visitei o navio Gil Eanes e fiquei fascinada com o seu interior. O seu exterior era porventura bastante bonito mas a minha admiração recaiu mais no que se passava precisamente no núcleo da embarcação. Há tanto espaço calculado ao pormenor para que tudo funcionasse corretamente.
A entrada foi cerca de quatro euros e acreditem que cada moeda valeu a pena! Durante a minha passada procurei tirar fotografias de modo a que pudesse um dia voltar a recordar e quem sabe a viajar mais uma vez. Examinei também todo o barco de cima abaixo e o meu percurso durou mais que uma hora! Eu ainda julgava que a visita iria ser rápida mas afinal aquele navio ainda tinha muito que me contar ou então era eu que ainda tinha muito que descobrir.


Algumas curiosidades:
  • Esta embarcação foi construída entre o período de 1 de dezembro de 1952 a 20 de março de 1955 nos estaleiros de Navais. Como se pode verificar, demorou cerca de 3 anos para este projeto apresentar-se concluído.
  • No ano 2013, foi permitido a sua renovação e apenas no ano seguinte este propósito foi alcançado.  
  • O nome deste grande barco deriva do seu navegador português, nomeadamente: Gil Eanes. Este foi o primeiro em 1914 a atravessar o tão apavorado Cabo Bojador. 
  • A embarcação desempenhava a função de navio-hospital porém também realizou assistência no ato da pesca do bacalhau. 


Mapa

A minha parte favorita da embarcação foi sem sombra de dúvida a sensação de estar na proa! É bom sentir o vento e eu só desejava naquele momento que o motor arrancasse por uns momentos para sentir-me verdadeiramente livre dos meus pés na terra. Sei que não sou muito aventureira mas também sei que vou dizer mais vezes a palavra sim a sítios para explorar, maravilhas para desvendar e a novas experiências. É bom poder viver mas é ainda melhor saber como viver feliz.

Navio Gil Eanes, atracado no Porto de Pescas de Viana Do Castelo

8 comentários:

  1. É muito giro! Já tive oportunidade de estar em alguns e há barcos deveras bonitos!

    Esse parece ter sido uma ótima experiência que tiveste. Obrigado por partilhares a sensação!

    Cumprimentos , https://mygentlemanside.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. A verdade é que já visitei esse barco-enfermagem umas três vezes!! Adoro-o! Cada pedacinho! Sempre que vou a Viana parece que o tenho que ir cumprimentar!
    Bela escolha e belo post! Coisas maravilhosas devem ser mostradas ao mundo, como este belo pedaço de história!
    ANOTHER DESIGN BLOGG'IRL (ctigredesign.blogs.sapo.pt)

    ResponderEliminar
  3. Eu também tive uma "experiência" num barco ontem mesmo! Mas bem diferente da tua :) Se quiseres dar uma vista de olhos: https://nohabitatdeumaintrovertida.blogs.sapo.pt/sonhos-de-uma-marinheira-em-declinio-6767

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora fiquei curiosa e vou mesmo dar uma espreitadela :)

      Eliminar
  4. Ainda não fui a Viana mas sei que quando for vai ser lindo, pelas fotos e pela tua cara de alegria, que magnifico
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só vais sair a ganhar da viagem! Viana é uma cidade muito linda e rodeada de aventuras.
      Beijinhos :)

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.