terça-feira, 4 de setembro de 2018

Vais para a Universidade? Então este artigo é para ti


Quando ingressei para a Universidade sabia pouca coisa a respeito do ensino superior e por esse mesmo motivo devorava qualquer informação relacionado com o tema. Também fazia as 1001 perguntas a amigos que já frequentavam - como é normal - e hoje em dia imagino que esses mesmos universitários se cansem de responder por ser sempre repetitivo.
Deste modo vou responder a 4 perguntas das quais eu tinha imensas dúvidas na época.

1- Estudar no ensino superior é difícil? Como é óbvio depende muito do curso em questão. No meu caso, - frequento o primeiro ano de marketing e comunicação empresarial - não senti tanta diferença nesse nível. Se fores bem organizado/a, respeitares os horários de estudo destinados para uma boa produtividade e não procrastinares ao longo de todos os minutos que passam não deves ter grandes dificuldades. Se bem que eu tenho imensa dificuldade na área da matemática e a todas as cadeiras que a ela se associam. Pode inclusive nem sempre correr bem e não levares a melhor, porém o esforço também é contabilizado. Nem que seja para ti e para a tua família. A tua consciência fica mais leve e a aceitação é feita com melhor compreensão. Tentar e não desistir só releva a tua determinação enquanto parte deste mundo.

2- Como é que o sistema funciona? Relativamente a esta questão eu refiro-me mais concretamente ás seguintes palavras que me soavam verdadeiramente estranhas, nomeadamente: "cadeiras" em vez de disciplinas, "ectc" na qual basicamente consiste no número de horas/trabalho que os estudantes gastam em cada matéria e a sua percentagem final do qual contabiliza para passares de ano (peso da classificação final para a média) e a palavra "recurso", esta é bastante assustadora pelo menos para mim! Quando entras na faculdade podes normalmente optar pela avaliação contínua (fazes duas frequências ou um teste e um trabalho/apresentação oral) ou avaliação por exame (mais dirigida aos trabalhadores estudantes). Em cada uma dela, se não transitares (já que há um mínimo de nota em cada avaliação que precisas de cumprir) ganhas um passe livre para a tua última oportunidade de seres bem-sucedido. Precisas de pagar uma determinada quota e se mesmo assim não conseguires finalizar a cadeira reprovas no que diz respeito a essa disciplina.
Todos os meses necessitas de pagar propinas e este valor modifica bastante se entrares num ensino público ou privado.

3- Praxe ou não praxe? Eu não fiz, todavia não sou contra quem faça e respeito quem assim decida experimentar. Acho que é uma oportunidade muito boa para te relacionares com outras pessoas e fazeres amizades. Para além de ser uma fase bastante bonita na vida académica de um estudante. Partilhas alegrias, brincadeiras, conhecimentos e ajudas com pessoas que estão na mesma situação em que tu te inseres ou ainda que te possam aconselhar nas milhares dúvidas iniciais que surgem.
É por um lado, uma questão pessoal e respeitável de qual for a tua decisão final.

4- Arranjar casa ou ir todos os dias de transporte? Se a universidade em que ingressas-te se situa perto ou na zona onde moras, aconselho antes a deslocarem-se pelo meio que vos for mais acessível. Caso contrário compensa alugares um quarto até porque as horas de viagem são um desperdício de mil e outras coisas das quais podias te ocupar e nos dias próximos aos exames são um tempo ganho!

5- Conselhos:

  • Desfruta e tira partido desta experiência ao máximo!
  • Não percas a tua identidade! Procura participar, relacionar e integrares-te mas não permitas que isso aconteça de forma a que não te aceitem da maneira que és. E este conselho não é só para a vida universitária é para a vida!
  • Mantém-te organizada/o com os estudos, não percas a noção do motivo que te conduziu a prosseguires os estudos. Por vezes é fácil desleixares-te, principalmente se escolheres viver perto da tua faculdade.
  • Aproveita tudo porque a vida são 2 dias!


10 comentários:

  1. As dicas que deste são fantásticas!!! Concordo com todas!!!

    Beijinhos ♥
    BLOG || INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  2. Olha excelente dicas... quanto à praxe, eu fui praxada e praxei, depende muito realmente do sítio, ano e/ou turma pois quando há espirito académico, a praxe é uma cena brutal!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Exatamente, tal como também depende de cada pessoa.
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Aiai eu nunca mais saio da Universidade vou para o Doutoramento! Apaixonei-me pela investigação! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá ! Parece ser realmente uma boa área e daquelas que nos prendem 😊
      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Vou ingressar este ano. Aliás...falta 5 dias para sair os resultados e...ando com o grande dilema. Ficar numa pública e na cidade em que vivo e onde não me sinto bem?! Ou...ir para uma privada e poder regressar para a minha cidade natal?
    É o meu principal dilema. A acrescentar a isto...ainda vêm outras questões. Algumas respondeste aqui no teu post...outras acho que só com o tempo e vivenciando.

    Uma pequena questão...achas que o Secundário nos prepara para a Universidade? Sinceramente...eu sinto-me com medo e bastante às cegas!

    Adorei o teu post. Esclarecedor e...fazes algo que outros não conseguem fazer...é...tu não metes medo quando abordas os temas..ahaha

    Estarei atenta ao teu blog!

    Beijinhos,
    A Alfacinha
    www.aalfacinha.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu entendo bem o teu dilema . No ano passado, por volta desta altura também estava uma pilha de nervos e à espera do meu resultado! Parece que o tempo não passa e a ansiedade só vai aumentando ehehehe.
      Antes de mais, ir para a Universidade é já por si um grande passo e um grande percurso que vamos enfrentar por uns bons aninhos e por essa razão deves ir para onde não só te sintas bem mas também onde achas que vais ter mais sucesso. Na minha opinião, um lugar onde te sentes bem, confiante e feliz e onde tens muita coisa para conquistar só desperta força e garra para alcançar tudo o que mais queres.
      Quanto à questão do secundário depende muito da escola que frequentas-te. Todavia, o primeiro ano no ensino superior tem sempre em conta as dificuldades que possas vir a ter e os professores disponibilizam-se para te ajudar. Tal como os teus futuros colegas até porque muitos deles sentem os mesmos receios que tu.
      Obrigada pelo carinho ! Gostei muito do teu comentário 😘
      Beijinhos!

      Eliminar
  5. Obrigada pelas dicas! Vou entrar este ano para a faculdade e tenho lido imensos posts sobre isso para me informar!

    Um grande beijinho,
    https://whaaatifni.blogspot.com

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.