sábado, 8 de setembro de 2018

Saber reservar espaço no tempo e tempo no espaço

Fotografia da minha autoria

Os meus dias são sempre bem planeados na medida de me gratificar tanto tempo para os outros como de tempo para mim. Tento ao máximo, saber gerir a minha vida para tudo o que me faz falta, tudo o que me acrescenta e tudo aquilo que me renova.

O dia usufrui de apenas vinte e quatro horas. Dentro deste limite, tento planear horários que permitem dividir o meu "eu" em dois. Isto é, durante o período em que estou sozinha reservo momentos para poder escrever para mim e para vocês, para este cantinho, mas também para ler, para me cuidar, para me valorizar.  No outro período de tempo, procuro ocupar com quem o merece e que são pessoas inestimáveis.

Não pensem que o meu quotidiano é todo controlado e super calculado. Trata-se  simplesmente de eu estar atenta ao que me faz feliz, do que quero fazer e de quem eu quero que me acompanhe, com quem quero partilhar não só os meus dias, mas a minha vida.

Também é preciso saber reservar espaço no tempo e tempo no espaço dado que cada ser precisa de gastar o seu tempo na melhor forma possível para cada um. No meu caso, gosto de ter tempo para as minhas coisas, para o me faz seguir em frente  e para o que faz muito feliz. Em igualdade, de quem me faz sorrir e de quem eu faço sentir bem. Uma troca de prazeres, de valores e de amor. Embora seja muito mais do que uma troca, é algo que se torna e gira em volta do que sentimos, uma espécie  de um girassol que gira sempre para onde se encontra o sol.

Nem sempre podemos agendar tempo para toda a gente, porventura há mais dias para serem combinados. Se não for hoje, é amanhã. E quando digo isto, quero também salientar a importância de cada um estimar o tempo que tem. Para si, para os outros, para quem quiser e para o que bem entender.

Sendo assim enumero cinco prazeres essenciais ao longo do meu quotidiano:

1- Partilhar momentos da minha vida com quem eu gosto muito: Há pessoas de grande valor na minha vida e da qual eu tenho consequentemente, uma grande admiração. Pelo que fazem, pelo que lutam, pelas simples coisas que as deixam contentes e pelas grandes pessoas que eram e se tornaram. Deste modo, é fundamental recordar-lhes que as adoro e que tenho tempo para elas, para as ouvir.

2 - Passear: Não poder sair para qualquer um dos sítios deste maravilhoso planeta seria um tormento e uma prisão. Seria impensável não poder relaxar numa simples caminhada ao ar livre ou de explorar sítios novos. Esticar as pernas e desfrutar de passeios, lugares ou de conhecer as pessoas à sua volta é como um novo respirar sempre que no final do dia chego a casa.

3 - Ler: " Gostar de ler é trocar horas de tédio por outras deliciosas ", por Baron de Montesquieu. Ler aquece a alma e liberta-nos do limite de imaginação que temos. Surgem novos conhecimentos, novos pensamentos e novas ideias. É uma porta aberta para muitos outros planetas, um abraço nos momentos menos bons que passámos e uma nova aventura em cada dia que pegámos numa nova história.

4 - Escrever: Colocar o nosso ponto de vista, as nossas histórias, a pessoa que somos em meras páginas que nos dizem tanto e do qual fazémos parte. Expressar o que queremos dizer através de uma das mil e uma maneira que existem. Destacar o importante, o que pensámos e sentimos que é. 

5 - Observar / ver: Tanto gosto de observar acasos ao meu redor como de ver um bom filme ou uma série. Apreciar o pôr-do-sol, as aves a voarem cada vez mais alto para bem longe da terra por baixo dos meus pés.  Isto posto numa obra cinematográfica não é nem de perto a mesma coisa mas o sentimento está lá, a intenção lá se encontra.

Listem os cinco prazeres do qual não dispensam no vosso dia! Como é que gerem o tempo que têm em função do que pretendem fazer?

6 comentários:

  1. Concordo com tudo o que disses-te.
    Os 5 prazeres indispensaveis no meu dia a dia são:
    1-ter tempo para estar com as pessoas importantes na minha vida, sejam elas familia ou amigos.

    2-ter tempo para mim. Nem sempre apetece estar com outras pessoas as vezes tambem e bom estar um pouco sozinha e aproveitar para ler, ver um filme ou uma série.

    3-ir a praia ou piscina.

    4-praticar stand up paddle.

    5-e por ultimo passear: ir dar uma volta e passar pelas lojas é uma das coisas que mais gosto de fazer.

    ResponderEliminar
  2. Realmente são 5 coisas que fazem toda a diferença no nosso dia a dia.
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São estas pequenas coisas que transformam o nosso dia a dia 😊

      Eliminar
  3. Olha por acaso podia fazer copy paste... tudo o que mencionas faz parte de mim também!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que te identificas tanto com o que mencionei 😊

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.