quarta-feira, 21 de novembro de 2018

É possível termos tempo para nós com as avaliações à porta ?

Faculdade 

O tempo na faculdade consegue passar mais rápido do que um atleta vencedor olímpico a percorrer 500 metros no menor tempo possível. Um pouco exagerado? Sim, mas é uma boa expressão para que quem se encontra a ler este artigo possa ter a noção de como o tempo no meu dia a dia passa literalmente depressa.
As cadeiras, os trabalhos de grupo, os trabalhos individuais e as respetivas apresentações fazem parte de um grupo intitulado como - "Avaliações: Passa à primeira se não queres gastar 5 euros (para quem é bolseiro se não o custo aumenta para 10 euros!) para ir a recurso". Sem mencionar que corres o risco de reprovar (na mesma) no final à disciplina se não acompanhares a matéria e a estudares (como é óbvio). 
Portanto, após um pequeno exagero da realidade e indo diretamente ao ponto que vos incentivou a abrirem este post:

- Sim é possível conciliar a universidade e teres tempo também para ti e para os teus hobbies.

Como?

1- Calendarizares as tuas avaliações com o teu respetivo horário: 
É importante tomares nota de quando vais ser avaliada e em que momentos. Analisares o período de tempo que tens até o momento de avaliação e planeares que disciplina vais estudar, em que dias e durante quanto tempo. Deste modo, não te vais sentir nervosa(o) com o apertar do tempo que somente te resta para entregares um trabalho e obrigares o teu cérebro a prepará-lo à velocidade da luz.

2-  Planear bem o tempo reservado para estudar/trabalhar de forma a que seja mais funcional e menos entediante para ti: 
Há alunos que estudam melhor de manhã, outros durante a tarde e outros ainda durante a noite. Assim, convém escolheres o horário que sabes que vais ser mais produtivo e consequentemente enquadrar pequenas pausas. Consegues ainda equilibrar o resto do dia entre as tuas tarefas e o que mais gostas de fazer. Um pequeno conselho, não optes por atividades longas na qual roubam tempo que precisas para os estudos.

3- Prioridades! 
Claro, que mais um episódio da tua série de momento, ou mais uma página daquela história que te anda a tirar tempo para dormir é significativo e traduz-se no teu corpo e na maneira como te sentes. O nosso corpo precisa de descansar de maneira a que não seja sobrecarregado devido aos teus outros interesses. Para isso, é preciso saberes que existem prioridades e que nem sempre podemos fazer o que queremos a toda a hora (bem-vindo ao mundo dos adultos).

4- Foco: 
É bastante fácil deixarmos as tarefas sempre para a última da hora e ocuparmos o nosso tempo da forma que bem o entendermos. Porém, na época das avaliações precisas de conseguir concentrar-te no que precisas de saber. Lembra-te que tens o resto do ano para fazeres o que quiseres com as horas que tens e que naquele momento o importante é focares-te nos livros e nos exercícios.

5- Estudar é mesmo importante? 
Há matérias que nos interessam mais que outras assim como também há matérias que nos são mais difíceis do que outras. O que há em comum entre essas cadeiras? É que encontrares-te a aprender coisas novas e que no futuro te vão ser importantes saberes em que contexto tens de as aplicar. Consequentemente, é interessante e estimulante dares ao teu cérebro informação nova que ele necessita de processar e interpretar para que mais tarde não tenhas dificuldades.

Lembrete: Consegues ter tempo para ti e tirares boas notas se assim o quiseres. A vontade do momento não pode ganhar comparativamente com os teus deveres.

" A juventude é a época de se estudar a sabedoria; a velhice é a época de a praticar "
 - Jean Jacques Rousseau.

6 comentários:

  1. Boas dicas! Especialmente porque durante toda a nossa vida surgem sempre muitas coisas que nos solicitam o nosso tempo e muitas vezes temos dificuldade de poupar algum desse tempo apenas para nós. Seja a faculdade, o trabalho, a maternidade, o casamento, o namorado, há sempre algo. Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Com organização temos tempo para tudo :)

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.