terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Quinta da Quintandona, Penafiel

Fotografia Da Minha autoria 

Conheci, há relativamente pouco tempo, a Quinta da Quintandona localizada em Penafiel. Trata-se de uma aldeia recuperada em xisto, propriedade diferenciadora e caraterística do lugar.

Dentro da Quinta da Quintandona, tive a oportunidade de passear, relaxar e deliciar-me com o lugar. Para além, da zona ser uma referência da tradição e dos costumes praticados antigamente é também bastante acolhedora, bonita e plausível.

Fotografia Da Minha autoria

Fotografia Da Minha autoria 

Oferece a oportunidade de alojamento, comida e lazer. No que concerne ao alojamento, fiquei ambientada na "Vizinha da Viúva" e embora por fora seja contruída de xisto, por dentro encontra-se bem equipada e modernizada. Tive ainda a oportunidade de conhecer a "Casa Valxisto" e pelo ambiente atrevo-me a dizer que é a casa de referência para qualquer visitante.

Fotografia Da Minha autoria

Abordando agora o tópico da alimentação, podemos conhecer os sabores próprios da região que nos aceitou acolher com todo o carinho e isso reflete-se na forma como a comida nos é apresentada.  Degustei um caldo caraterístico da quinta da quintandona sendo, desse modo, esse o próprio nome. Mas também, bifanas e num outro dia carne de vitela acompanhado de batatas assadas, arroz e verduras.
Nesta quinta podemos encontrar ainda um Wine Bar, uma capela e uma loja de lembranças. No Wine bar, provei um Petit gateau bastante bom! E na lojinha de lembranças podemos comprar chás retirados do próprio lugar, algumas compotas, entre uma série de outras variedades.

Fotografia Da Minha autoria

Todos os anos, realiza-se no mês de setembro a "Festa do Caldo" que já conta com milhares de participantes! Pelo que ouvi dizer, trata-se de umas semanas acampadas ou alojadas numa das várias casas na qual decorrem bastantes atividades e prova-se caldos (como o nome sugere). É uma boa sugestão para experimentar lugares novos, conviver e para aproveitar para descansar.

Fotografia Da Minha autoria

As pessoas que vivem e trabalham nesta linda aldeia também são bastante dóceis e simpáticas. Através delas, podemos apender muito sobre a história de reconstrução do lugar.

Em suma, foram dois dias muito bem aproveitados! Já conheciam esta quinta ou já ouviram falar?

4 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar deste lugar mas vou tentar ir lá.
    Beijinhos

    https://prettysceneryfrommyperpective.blogspot.com/?m=1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho a quem pode ir, é um lugar bastante bonito e sossegado.

      Eliminar
  2. Nunca tinha ouvido falar mas parece um sitio muito giro! :) um beijinho

    A Maria Rita blog
    > Follow me on Instagram

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.