domingo, 7 de abril de 2019

A vida é bela (1997) | cinema com Pipocas

Sinopse:

"Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar a sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam."

Diretor: Roberto Benigni




"Esta é uma história simples, mas não é fácil contá-la. Como uma fábula, há dor e, como uma fábula, está cheia de admiração e felicidade."

Não tenho palavras suficientes para descrever o que este filme me fez sentir. E isso para uma blogger não é nada bom, acreditem! Porém, no decorrer do filme existem momentos tanto enternecedores como profundos e hearthbreakings (sim  partem o coração, de verdade). Uns fazem-me pular de alegria e outros fazem-me sentir desolada.

Neste filme, as keywords são nomeadamente: esperança, amor e sobrevivência. Esperança no dia de amanhã, amor como o brasão para os dias mais frios e o instinto de sobrevivência demonstrada na imaginação do pai Guido para com o seu filho Giosué.

"Esse é o sacríficio do meu pai. O presente que ele tinha para mim."

No início do filme, podemos ver Guido a tentar conquistar o amor da sua vida - Dora - e de como todos os dias, o carinho um pelo outro cresce entre aventuras. E logo logo, cruzamos os dedos para torcer por eles. Ele é simpático, sonhador, criativo. E ela é um espírito livre que vive aprisionada entre o que quer fazer e o que a mãe lhe diz que deve fazer.

"Bom dia princesa. Sonhei com você toda a noite, fomos ao cinema e você estava usando aquele vestido rosa que eu gosto, eu só penso em você, princesa, eu sempre penso em você."

A meio do filme, Giosué é um menino astuto, divertido e como todas as crianças adoram brincadeiras. Quando a segunda guerra mundial atinge esta família, o pai faz tudo parecer uma grande viagem e uma grande brincadeira na qual todos os dias têm tarefas e têm de conseguir desempenhar se querem ganhar o grande prémio final ou neste caso se querem sobreviver.

"Nós ganhamos."

Eu gostei muito do filme. Vocês já conheciam esta belíssima história? Qual é a vossa opinião relativamente ao conteúdo bem como a mensagem que transmite? A mim foi definitivamente como um rio a desaguar no grande mar e que, de momento, está a disputar o lugar com o meu filme preferido de sempre.

2 comentários:

Com tecnologia do Blogger.