"Este documentário analisa a pioneira do minimalismo abstrato Carmen Herrera e retrata a fama e o sucesso que só conseguiu alcançar após uma vida de trabalho."
Diretor: Alison Klayman
Carmen Herrera é uma pintora do conceito do minimalismo, do lado abstrato e geométrico. As linhas, as figuras geométricas, o lado simples e elementar que se encontram nos seus quadros contam muito também sobre a pessoa por detrás deles. Afinal, o segredo encontra-se na paixão e na necessidade de deixar transparecer através da arte a sua expressão e olhar sobre a vida.
"Usually artists are not the best people to talk about art. I think it´s a great mistake. You cannot talk about art, you have to art about art."
No documentário, a artista conta um pouco sobre si (quer a sua vida pessoal e da dificuldade que sentiu em ser reconhecida no mundo da arte) como também sobre a sua visão perante o minimalismo que a faz mover.
"What is it that drives you with this kind of painting? You've talked to me about simplicity.
Tony, If I could put those things in words, I would'nt do it in the painting. I would tell you."
A artista é cubana-americana e encontrou a sua inspiração em Paris, nas pessoas e nas vibrações que na época se faziam sentir. Essa vertente espiritual presente e caraterístico naquela altura ajudou-a a no seu trabalho e assim marcou o início do desenvolvimento da sua carreira.
Não só sentia constantes provas para tentar empreender o seu conceito do minimalismo como também o fato de ser mulher -"It was very much a male-dominated art world." Aos 98 anos, finalmente pode ver o que fazia a chegar á visão das pessoas, ao seu interesse. Há uma frase que Carmen Herrera diz sobre essa altura e que é a seguinte: "If You Wait For The Bus, The Bus Will Come." E, se como outros artistas ela não tivesse a sorte de ser valorizada nas grandes telas que criava para o mundo enquanto estivesse viva?
Por outro lado, essa falta de reconhecimento concedeu-lhe uma certa liberdade para experienciar, mudar, redefinir e tentar outros aspetos artísticos.
"- How do you decide on a color?
- Well, you like it or you don´t. Whether it does something to the other color."
Em 30 minutos podemos conhecer um pouco mais sobre esta artista e reajustar os nossos objetivos, sonhos assim como aprendermos acerca do que move cada pessoa a não desistir e a acordar todos os dias para trabalhar no que acredita de dentro. Porque o que vem de dentro nunca é tempo perdido nem tarde.
Não conhecia o documentário, mas fiquei com interesse em ver! 😊
ResponderEliminarAinda bem! 😊
Eliminar