"Numa curta-metragem documental, um grupo de homens e mulheres revelam os seus percursos pessoais enquanto se preparam para os seus testes de cidadania nos EUA."
Diretores: John Hoffman e Nanfu Wang.
Eu gosto bastante de ver documentários, quer por todo o conhecimento e grandes lições que guardamos como lembrete, quer pelo aspeto de storytelling. Gosto de histórias, de ver, ler e ouvir sobre as vivências de outras pessoas, dos seus feitos, de onde os seus corações moram ou compreender os que as fazem mover e neste caso específico do fato de determinados imigrantes quererem se tornar cidadãos americanos.
" O ser humano não foi feito para viver enclausurado. Deve aspirar a viver numa terra livre. Deve aspirar ao seu direito religioso, ao seu direito de expressão, ao seu direito à liberdade e ao seu direito de viver num ambiente sem restrições."
Alguns são "quase" que "obrigados" a mudarem de país, de cidade, de casa. Outros, é porque simplesmente querem. Neste documentário, existe os dois tipos de situações e podemos observar como quando se toca a papelada nem tudo é um mar de rosas e que é preciso muito mesmo a força do verbo querer. Alguns motivos que se encontram associados e que podemos ver no documentário são: Liberdade (de expressão, de religião, de viver), Segurança (não ter medo de acordar todos os dias), Contribuir (para o desenvolvimento do país da mesma forma a que o país o recebe e aceita), Conforto (ter um lugar a que possa chamar de casa).
"A Liberdade é a maior demanda que alguém pode ter."
"Life is dear, Love is dearer. Both can be given up for Freedom."
Há algumas questões que foram partilhadas durante o documentário como, nomeadamente o problema que conduziu à Guerra Civil que foi a escravatura e foi a proclamação da emancipação que libertou os escravos. Antes dos Europeus, chegarem à América, só viviam lá os nativos americanos e foi ao longo dos tempos que começaram a conquistar o grande território pelo qual hoje dominam.
Aconselho a darem uma tentativa a este pequeno documentário e que á partida pode não ser tão apelativo á maioria. Tem pouca duração e podemos extrair dele informações ou para outras pessoas lembretes importantes sobre os direitos civis.
Parece interessante! Obrigada pela partilha
ResponderEliminarÉ mesmo! É o género de um sneak peek sobre todo o pocesso desde o que significa ser imigrante para a mudança de se tornar efetivamente num cidadão americano :)
Eliminar