segunda-feira, 13 de maio de 2019

O Amor não é um Objeto

 Hoje em dia, a palavra Amor é sobrevalorizada em vários contextos, níveis e sub níveis desde encaixes sociais a imaturas apostas e fingimentos presentes nas relações pessoais que construímos ao longo da nossa jornada.


Amar pede respeito. 
Amar pede compreensão. 
Amar pede confiança. 
Amar pede lealdade.
Amar pede cumplicidade. 
Amar pede amor. 
O Amor em nada e de nada exige, nada suplica, mas tudo transforma e move.

 Os fios condutores que repercutem o efeito de "é só um amo-te" ou "não é nada demais, até porque não sinto o que disse" desmantelam cada órgão vital do expoente máximo que a palavra Amor implica. Grande parte dessa castástofe provém da repetição constante e frequente na qual vai deteriorizando o significado e poder, fazendo-o perder toda a força no impacto de momentos que deveriam ser especiais e únicos.

Para mim um Amo-te carrega as borboletas mais agitadas e velozes meramente circuntanciais condicionadas pelo que alguém, um ser ou uma lembrança me faz sentir, me faz vibrar de alegria pura, da mais sincera e autêntica que existe no meu universo. Seja essa troca de palavras com a cara metade, com os nossos parentes ou com o caõzinho lá de casa.

Eu não o pronuncio muitas vezes e não é por medo de desgastar cada letra mas, porque há várias maneiras e formas de darmos vida á palavra sem a mencionar, nem que seja através de um abraço ou de um olhar com um sorriso que vai de uma ponta da orelha e que percorre a face inteiramente até ao outro lado.

Gosto de dizer Amo-te quando o sinto. Gosto de dizer Amo-te quando me sinto viva entre a queda e o abrir de asas. Gosto de dizer Amo-te porque valorizo a pessoa a quem o secretamente digo, porque é importante que essa outra pessoa saiba a importância que tem na minha vida, tome a figura que tiver.

"O Amor pode tudo. Não é ciumento, não se comporta indecentemente. Tudo espera, tudo acredita. O Amor vence tudo."

Um gosto de ti não tira o chapéu a uma jura de amor mas, para pequenos momentos ou para outras vidas que se cuzam com a nossa pode amplificar a sua dimensão e equiparar-se ao mesmo significado. Digo Amo-te ao meu namorado e um grande e forte Gosto muito de ti á minha mãe, e se for preciso um abraço á minha irmã e não é essa substituição de letras ou de maneiras de o fazer que vai decrescer o que sinto em relação a cada um. São diferentes formas de o dizer, diferentes formas de dar voz ao que sinto.

Portanto, o Amor não é um objeto, algo para rir ou um hobbie. Amor é a forma que expressamos o que sentimos a alguém. O Amor é o pilar onde a nossa força repousa em determinados eventos na nossa vida. O Amor é o batimento que nos mantém vivos.


6 comentários:

  1. Gostei imenso deste texto, infelizmente e acredito imenso nisto que vou dizer 90% das pessoas não sabe amar nem sabe o que é ser amado. Há pessoas que infelizmente nem o amor de mãe sabem o que é.

    Mas como referido em cima é o amor e a busca pelo menos que move tudo no mundo e as pessoas continuam a não valorizar ou a tentar preencher com qualquer coisa.


    Mais uma vez, muito bom texto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O amor é mágico. Infelizmente, sim , há pessoas que não sabem o que é o amor Mas, também há quem escolha fechar-lhe a porta ou o desencorajar.
      Obrigada !

      Eliminar
  2. Ana Rita gostei imenso e fez-me pensar, e partilho. Tenho mais uns aninhos valentes que a Ana e quando eu era mais nova dizer «amo-te» era estranho, não soava bem em português. Havia poucas bandas fixes portuguesas, as novelas eram brasileiras, e os pais não nos brindavam a toda a hora com esse trato. Numa viagem religiosa a Itália que fiz com 14 anos e muitos jovens aprendi a dizer amo-te entre amigos, entre irmãos. E ainda assim soava estranho. Concordo em tudo o que disse, mas folgo em saber de certa forma que as palavras se vulgarizaram, pois isso significa que deixaram de ser pouco usadas. Boa semana!

    http://primeirolimao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes, a palavra ainda me soa estranha mas, troco-a ao longo meu dia a dia sempre que o sinto. E sim, é verdade que pode ser vulgarizada. Na minha perspetiva, depende da pessoa em questão. Há quem se sinta mais á vontade com a palavra e outras menos, o que por efeito pode ser sobrevalorizada ou como disse pouco usada. Igualmente!

      Eliminar
  3. Adorei! Concordo completamente com o que escreveste... Não sei se é por influências dos filmes e/ou séries que dizem "Amo-te" a torto e a direito, mas realmente esta simples palavra deveria ser levada mais a sério. Também não gosto de a usar muito, sou melhor a demonstrar :)

    Um beijinho!
    https://www.healthyfoodandme.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste 😊
      Estamos no mesmo barco então 😂
      Beijinhos.

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.