sexta-feira, 12 de julho de 2019

Qual é a sensação de viajar de avião pela primeira vez?

Viajar de avião pela primeira vez pode causar consequentemente diferentes sensações e efeitos (como por exemplo o jet lag) em cada um de nós. Acredito que as primeiras impressões contabilizem bastante, pois há quem aprecie e há quem quase sufoque só de pensar que tem de andar de avião mais uma vez.

Anteriormente nunca tive a oportunidade de andar de avião e, portanto, quando me foi comunicado que o meio de transporte iria ser efetivamente o avião fiquei super entusiasmada. Não tive por um minuto medo ou qualquer tipo de sensação negativa. Apenas ansiedade e uma grande vontade de finalmente descobrir a sensação. Deste modo, conto-vos tudo o que senti desde o momento em que o avião descolou até à aterragem.

Fotografia da minha autoria - Viajar de avião pela primeira vez
Quando entrei no aeroporto fiquei um pouco estupefacta com a existência de controlo, de máquinas e da quantidade de vezes que tive de entregar os meus dados para poder prosseguir para a fase seguinte. Claro que compreendo a necessidade deste tipo de segurança mas, não deixei de ficar admirada quer com a imensidão do aeroporto quer com a parcela de equipamentos de vigilância presentes.

Passando por todas as exigências requiridas como por exemplo o Check-in e a entrega da bagagem, avistei por fim o avião. Lembro-me de estar muito contente e desejosa de entrar e ver tudo.

Dentro do avião, encontrei o meu lugar (o meu número do assento encontrava-se na zona do meio) e fiquei mesmo ao lado da janela. A minha alegria e a energia devia-se sentir por todo o avião, com os olhinhos a brilhar de euforia e sem conseguir desapegar o meu olhar da janela. Sentei-me, apertei o cinto e deixei todo o meu corpo sentir as sensações. Cada estímulo a percorrer a minha pele.

A partir do momento em que o avião começa a se preparar e a locomover-se para finalmente descolar sentes uma pequena vibração bem semelhante a andar de comboio. Já quando o avião por fim descola sente-se uma pequena agitação mais forte combinada com a oscilação. O que é perfeitamente normal. A seguir, pouco a pouco, vais sentir o desnivelamento bem como duas sensações bem equivalentes: a primeira bem semelhante do momento de quando acabas de andar de elevador já a segunda relacionada de quando te encontras a percorrer de carro a zona das montanhas. Só que cada momento é sentido com um impacto maior.

Durante o voo, só senti uma vez um pouco de turbulência que foi a passar mais ou menos por França. E aí senti-me mais receosa em parte porque era uma sensação completamente nova. No entanto, não me mostrei muito preocupada porque calculei que este tipo de impressões seriam normais considerando o estado atmosfério e a altura a que nos encontrávamos. 

A aterragem provoca emoçoes semelhantes à descolagem mas, que na minha opinião são sentidas ainda mais fortes devido ao próprio pousar do avião. 

O meu voo era direto e contava aproximadamente com 4 horas de duração. Ao ínicio pensei que ainda era bastante tempo mas, na verdade esse tempo passou a correr. Na primeira parte do voo não conseguia despender-me da grande vista enquanto que na segunda parte decidi ver um filme. O avião partiu do aeroporto de Sá Carneiro (Porto) com destino ao aeroporto de Istambul. E se eu estava surpreendida com a grandeza do aeroporto do Porto, então o aeroporto de Istambul é de ficar com o queixo caído.

Já andaram de avião? Como foi a vossa experiência? 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.