domingo, 11 de agosto de 2019

A cinco passos de você (2019) | Cinema com Pipocas

Sinopse:

"Stella Grant (Haley Richardson) é diferente da maior parte dos adolescentes - tem fibrose cística -, passa grande parte do seu tempo no hospital, entre tratamentos e acompanhamento médico. Um dia, conhece Will Newman (Cole Sprouse), um rapaz que sofre da mesma doença que a Stella. A atração de ambos é imediata, porém os dois são obrigados a manter distância um do outro por questões médicas - exatamente cinco passos. Enquanto a Stella pensa em quebrar as regras e se aproximar de Will este começa a negar e a ir contra o sistema  bem como o tratamento médico.

Free Stock Photos - Hospital
Opinião:

O filme: "A cinco passos de Você" é inspirado no livro com o mesmo título da autora Rachael Lippincot. Conta a história de dois adolescentes portadores de fibrose cística, uma doença que acumula as secreções ou o muco dentro dos pulmões. De uma forma mais resumida a origem encontra-se num gene com defeito na qual faz com que o corpo produza um líquido denso - o muco - e o vá acumulando no pâncreas e nas passagens respiratórias. Isto foi apenas o que eu percebi através do filme aliada de alguma pesquisa.

Stella Grant e Will Newman são os dois protagonistas principais e os rostos que de uma forma simples ligada com um sentido de alerta nos contam como é viver com este problema de saúde. A história da Stella foi inspirada também numa jovem que era portadora da mesma doença mas, que já faleceu.

Stella Grant, gosta de ter tudo sob controle principalmente com o seu estado médico - faz o tratamento sempre nos horários certos sem uma única falha - mas também em relação à sua vida no geral. Para a ajudar tem um pequeno caderno onde cria listas com as tarefas que tem para fazer e vai riscando consoante os vai efetuando. Já Will, não acredita no sistema de saúde implementado ou sequer no tratamento na qual o médico o propôs para realizar.

Ambos têm personalidades e perspetivas muito diferentes. Enquanto Stella, é a filha mais nova, tem os pais separados e vive para poder continuar a respirar, o Will dispõe de uma mãe com poder financeiro para o ajudar em tudo o que precisa, no entanto, tem apenas a mãe e menos de uma mão de amigos. Quando se conhecem, Stella fica num estado ansioso. Não consegue dar um passo a mais sem propor um acordo para com o Will. Em troca de ela permitir que este a desenhe, ele tem de prosseguir com o tratamento médico junto dela.

"Você me deixa louca."

A Stella tem ainda um grande amigo de infância, o Poe - Moises Arias. Conheceram-se no hospital quando tinham cerca de 7 anos. Este também tem uma doença e tem medo de assumir o seu verdadeiro amor. Não quer ser uma despesa financeira ou tirar partido do amor da sua vida sem poder ajudar com todas as despesas médicas.

O grande hobbie de Will é desenhar e podemos constatar isso no filme em pequenas passagens e a Stella gosta de ler e de criar conteúdo para o youtube. Lá ela dá a conhecer um pouco do que é ser uma pessoa com este tipo de problema de saúde. Como ambos têm a mesma doença não podem se tocar ou estar a menos de cinco passos um do outro. Tudo porque podem apanhar um gene com defeito da outra pessoa diferente do já têm e agravar o seu estado de saúde atual, o que pode resultar em um deles ou os dois falecerem.



Eu gostei imenso de ver este filme pela história que aborda: as vidas de pessoas que vivem com fibrose cística. E mais do que o lado romântico, fiquei interessada em saber mais sobre este problema de saúde na qual desconhecia que existia.

Curiosidade:

Existe ainda uma pequena playlist no Spotify com algumas das músicas do filme pelo qual Podem ouvir aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.