quarta-feira, 11 de setembro de 2019

O meu Bullet Journal para 2019-2020

Tenho o hábito de escrever em pequenos cadernos, simples anotações do meu dia a dia como também de escrever pensamentos aleatórios que vão surgindo ao longo da semana ou o mês em questão. Memórias ou desabafos elementares que ou ganham forma e corpo mais tarde aqui no blog ou então ficam no estado de coma, literalmente, até ao dia de arrumações. Digo o dia de arrumações, porque é o dia mais provável em que encontre estes registos guardados no meio das gavetas. Admitam vocês se este tipo de caso não é mesmo o mais favorável de suceder.

Fotografia da minha autoria - My bullet journal
Não me recordo de uma etapa da minha vida onde um bloco de notas não tenha acompanhado as minhas aventuras, os meus desafios, as minhas batalhas ou ainda as minhas introspeções. Quer em pequena, quer já numa fase adulta, este tipo de jounaling vai sempre ser o melhor método para desabafar, planear e enriquecer os meus dias.

(Se quiserem posso ainda debruçar-me mais acerca de algumas vantagens principais que escrever todos os dias pode trazer até vocês. Digam-me nos comentários se um post sobre isso é algo de vosso agrado.)

Há relativamente pouco tempo, adquiri por conseguinte, um caderno de folhas lisas na Ale-hop. Comprei lisas para experimentar algo novo, visto que sempre escrevi em folhas pautadas. Queria me testar, ao ponto de usar a minha criatividade para decorar de uma forma simples este caderno inteiramente em branco ao mesmo tempo que colocava à prova a minha vontade de escrever fora de linhas.

Nomeadamente já o adaptei para os meus dias, apliquei algumas grelhas e reservei algumas páginas dedicadas mais à vertente da organização e planeamento. No entanto, com espaço para escrever sem que seja tudo deveras restrito. E, algo que me é importante é ter sempre umas folhas destinadas a notas. Notas do dia, da semana ou do mês. Pensar na forma como correram os meus dias e fazer um pequeno balanço do que exteriorizar de determinados momentos.

Não consigo ter um caderno qualquer sem que este me transmita algo, quer traves do padrão ou desenho ou de um mote. Por esse motivo, esta agenda foi a que mais me despertou atenção. Pelos tons azul, pelo desenho, pela citação. Preciso que o meu bullet journal me transmita inspiração a qualquer momento que o pegar e motivação para continuar a escrever.

Quase sempre tive um caderno comigo e não vou muito longe sem uma agenda ou algo na qual possa anotar porque nunca sei quando vou precisar dela. Claro, que em último plano temos sempre o telemóvel por perto mas, não é a mesma coisa e para mim apenas serve para desenrascar de alguma situação.

Não durou muito até que a minha ânsia por escrever nele tomasse partido e por isso brevemente partilho com vocês como tudo ficou. Não pensei muito no lado perfeito mas, sim no lado prático e funcional para mim. Para concluir, gostava que partilhassem a vossa opinião acerca de ter uma agenda ou um bullet journal por perto. O que funciona melhor para vocês conseguirem planear os vossos dias?

8 comentários:

  1. Sempre que vejo os bullet journal fico curiosa para ver como me adaptaria mas sou uma pessoa tão pouca adaptável as coisas que fico me pela agenda, adoro organizar os meus dias! Ansiosa para ver como está a ficar o teu :)
    Um beijinho enorme **

    https://bauderecordacoes24.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu também gosto de usar agendas mas, para mim o mais funcional é mesmo o método do bullet jornal. Em parte, porque Gosto de encontrar as folhas em branco e de ser eu as preencher conforme o meu sentido de organização assim o pensa. E, claro a parte em que posso escrever sem margens e sem limite de palavras. Obrigada pela partilha e espero ver-te por aqui maus vezes. Beijinhos 😊

      Eliminar
  2. Eu acho os bullet journal super fixes porque podemos "cria-lo" a nossa maneira mas eu uso um planner do qual tambem gosto muito :)

    Beijinhos :*
    omundodapequeninaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Esse é o principal motivo pelo qual prefiro usar um bullet journal ao mesmo tempo, que outras pessoas igualmente optem por uma agenda, um planner. Uma vez que esta última opção já se encontra organizada e adaptada para os dias, tornando o processo de escrita e planeamento um pouco mais fácil na medida que se tem menos trabalho.
      Obrigada pela partilha :) Beijinhos.

      Eliminar
  3. Por acaso é uma ideia muito gira, mas nós somos da velha guarda e ainda usamos a agenda formal clássica em suporte de papel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! O que importa mais é escrever não é mesmo? Aquele libertar das palavras que só quem aprecia esta arte de desabafar e refletir em papel o sente. Porque no final, conta tudo (bullet journal, agenda, planner ou um simples bloco de notas!). Beijinhos e obrigada pela participação aqui no blog :)

      Eliminar
  4. Já tive um bullet journal e não me consegui adaptar. Quando o caderno acabou, não voltei a realizar outro. Não conseguia fazer páginas bonitas como via no pinterest e acabava por ficar frustrada haha.
    Beijinhos

    http://littlewonderlandxo.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu compreendo como parece que aquilo em que nos inspirámos e consequentemente idealizamos nunca fica sequer um pouco parecido. Essa frustração que sentes é completamente normal mas, tens de te lembrar que também não poderia ser igual.És uma pessoa diferente da pessoa que criou a inspiração inicial, tens outras aptidões, outro senso crítico e outras perspetivas. Se fosse igual, não terias sentido também nem um pouco de desafio ao tentares replicar exatamente a imagem na qual te inspiras-te. Ás vezes, ou melhor é SEMPRE bom que nada saia tal igual como imaginámos, caso contrário tudo perderia o seu brilho. Obrigada pela partilha Mariana, beijinhos :)

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.