Sinopse:
"As praias entre Tróia e Melides têm menos 20 toneladas. Esta é a maior ação de limpeza feita em Portugal, todos os anos. "
Realização: Tânia Paiva e Tiago Mendes dos Santos.
Free Stock Photos - Mar Poluído |
Opinião:
O nosso lixo - aquele que não reciclámos no dia a dia da forma correta - segue na direção do mar e uns concentram-se em quantidades monstruosas e em parte rídiculas. Destas nossas ações, nascem "ilhas" de lixo, e por exemplo a ilha de lixo no oceano pacífico envolve cerca de 800 mil toneladas de plástico.
Estes são alguns dados na qual a associação (Brigada do Mar, presente no documentário) faz a triagem durante os dias de recolha de lixo nas parias. Ao final de cada dia de voluntariado chegam a conclusões e a números bastante chocantes. Em parte, porque somos nós, os seres humanos, a causa e efeito por detrás deste panorama.
"O plástico causa a morte a mais de 1 milhão de aves marinhas e todos os anos o lixo que vai parar ao mar mata mais de 100 mil mamíferos marinhos."
Ver este documentário deixa-nos irrequietos. Não que se trate de uma novidade mas, ver e compreender a realidade nua e crua do momento é de nos deixar com as mãos na cabeça. Mostra a iniciativa que a associação em destaque teve, o processo todo envolvente bem como o alerta que precisamos todos de ver, sentir, consciencializar e questionar.
Cada um pode fazer a diferença, cada um pode ajudar a reconstruir a Terra onde vivemos. Cada um com o que pode, com a energia que tem pode ajudar a mudar a situação atual de como nos encontrámos. O problema é algo que existe e não deve ser só mais falado como trabalhado por todos em prol de amenizarmos e respeitarmos o lugar onde vivemos.
Sem comentários:
Enviar um comentário