quinta-feira, 3 de outubro de 2019

3 Perceções depois de 1 ano de blog | Blogosfera

Há perceções que só quem tem um blog ou quem escreve regularmente pode-se identificar relativamente nesta pequena lista que se segue. Estava a preparar um outro artigo com o mesmo tema quando momentaneamente recordava o que sinto depois de algum tempo a escrever quase todos os dias.

A verdade é que há um input que se aciona quando precisamos de escrever. Escrever por prazer, por dever ou por liberdade de expressão. Eu escrevo pelo melhor dos dois mundos: porque de alguma forma o meu mundo torna-se o vosso e os meus dias ficam maiores (lado bom da partilha) e porque posso (infelizmente, há quem até quisesse escrever, mas, não tem os meios para o fazer).

Imagem da minha autoria - Blogosfera, blog
Desta forma, optei por partilhar convosco 3 principais mudanças que senti desde que me tornei blogger. Assim, segue uma lista com 3 pequenas perceções que retiro do hábito de escrever frequentemente após ter um blog com 1 ano e 8 meses.

1- Desde que comecei a escrever que me sinto muito mais leve (de corpo e alma): Há uma certa leveza de espírito que advém de escrever com uma certa periodicidade. Quanto mais escrevo, mais sossegado o meu "eu pensante" fica em relação ao resto do meu corpo. Por conseguinte, traz uma espécie de equilíbrio à minha vida que torna tudo um pouco mais fácil. E tudo porque já desabafei, partilhei a minha opinião a determinados assuntos e ainda criei conteúdo para que um outro alguém o leia, goste ou não e partilhe comigo o seu ponto de vista.

2- Este blog que nasceu de um capricho e de um desejo tornou-se mês a mês num ombro amigo: Quando digo capricho e desejo entenda-se que quero dizer que a minha personalidade é mais teimosa comparada com o lado lógico dos meus medos. Principalmente aquele medo que se sente quando estamos prestes a iniciar algo que sabemos que vai ser exposto a uma grande maioria de pessoas pela qual não vamos ter gande tipo de controlo. Digo também mês a mês, porque após criar o blog, comecei por conhecer melhor o grande mundo da blogosfera. Deste modo, comecei a ganhar um lugar onde podia partilhar tudo o que bem entendesse  e a perder aquele receio de algo porventura dar errado. Além de que, o aspeto da partilha permite-me ter um ombro amigo por mais distante que esteja, pois, posso sempre partilhar o me angustia de momento e ainda, ter o vosso apoio e respetiva ajuda. E é essencialmente aqui que vocês fazem parte de algo maior - com os vossos comentários e visualizações -vocês ajudam este pequeno projeto a crescer.

3- Vontade de escrever sobre tudo e a qualquer hora: estabelecer um horário em que apenas nesse bloco de horas posso escrever, planear e organizar os artigos aqui para o blog, é algo que ainda não consegui. Funciona mais como - sempre que me apetece escrevo desde que não prejudique parcialmente outras atividades presentes do meu dia.

Estas 3 enumerações são apenas algumas das perceções que senti desde que comecei a escrever. Mas e vocês? O que sentem que mudou desde que começaram a escrever ou desde que começaram um novo projeto recentemente?

4 comentários:

  1. Tenho o blog desde os finais de 2014 e inícios de 2015. É um blog dedicado às histórias (livros e filmes) e, posso dizer que a maior mudança que senti foi o compreender que posso ser consistente (a maioria dos posts estão a sofrer agora uma restruturação e ainda não voltaram a ser "re-publicados") e também o de orgulhar-me de ter uma liberdade e uma facilidade muito maior em construir críticas e não apenas expôr factos que já foram repetidos uma dúzia de vezes. :)
    Beijinhos,
    Raquel Pereira
    http://www.deliriousbeautifulmind.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel. Eu gostei muito de conhecer o teu blog, acho que está muito bem organizado e os temas a que te dedicas são também de meu interesse. Eu também estou a tentar ser mais consistente com os artigos do blog por isso acredito que estamos as 2 em situações semelhantes. Eu já consegui organizar e editar alguns artigos que não se encontravam com a mesma estrutura ou o cuidado que de momento tenho. No entanto, com apenas um ano de blog consegui sentir a diferença na minha escrita!
      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Como me revejo nestas palavras. Sem dúvida que desenvolvi imenso a minha escrita ao longo dos anos com o blog e notei muito isso quando ao escrever a tese de mestrado não notava nem metade da dificuldade que os meus colegas tinham. É uma excelente competência que se adquire por aqui.

    Beijinhos,
    www.yellowrain.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina! É que é mesmo verdade. Quanto mais trabalharmos as ferramentas a que somos já bons ou não o processo de evolução vai ser muito superior e positivo face às dificuldades que tínhamos anteriormente ou à monotonia do que apenas éramos bons. Eu ainda não escrevi uma tese de mestrado mas, espero que quando esse dia chegar já tenha uma uma boa relação com a escrita.
      Beijinhos e obrigada pelo comentário :)

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.