domingo, 24 de maio de 2020

Breakfast at Tiffany's | Cinema com Pipocas

Sinopse:

"O escritor iniciante Paul Varjak se muda para um prédio de apartamentos de Nova Iorque e fica intrigado com sua linda e peculiar vizinha Holly Golightly. O estilo de vida de Holly confunde e fascina Paul; em público ela esvoaça através através das festas com um ar sofisticado e sexy, mas quando eles estão sozinhos ele se transforma em um docemente vulnerável pacote de neuroses."

Ano de Publicação: 1962.

Género: Comédia, drama e Romance.

IMBD: 7.7

Free Stock Photos - Breakfast at Tiffany's
Opinião: 

Sei que já é um filme de 1960 e que provavelmente já o deveria ter visto, no entanto, só o vi agora. Com o estado em que estamos tenho aproveitado para escolher filmes que tenham me passado ao lado e que estivessem, digamos que, perdidos algures num baú.

Este filme despertou-me interesse quando vi duas pessoas que sigo no instagram a o partilharem nas suas instastories e, principalmente a capa e o título do filme, meio que me deixaram a pensar em como não me cruzei com este filme antes.

Quando fui à procura deste filme na Netflix é que me apercebi da data e confesso que, fiquei um pouco com um pé atrás. Como se trata de um filme já com uns bons aninhos tinha receio de ver algo com pouca qualidade ou ainda que o elenco tão pouco como a realização não fossem satisfatórios. Mas, nada disso. 

Porventura, arrisquei ver e vi até ao fim. Com uma ou duas pausas apenas para ir buscar mais chá. Gostei muito da personagem Holly. Quer das suas ambições quer da sua forma de pensar e estar na vida. 

Em geral foi um bom filme: desde a história, ao diálogo e até à química entre os protagonistas. Acho que tão cedo não me vou esquecer da Holly, do gato e de Paul.

terça-feira, 12 de maio de 2020

A different Kind of Smoke de Keith Chandler | Livros

Sinopse:

"Joint winner of the 1999 Redbeck Petry competition, this is Keith Chandler's third collection of poems since being selected for Ten English Poets (Carcanet) in 1976. Kett's Rebellion was followed in 1993 by A Passing Trade - Five narrative poems. Poems from this new collection have won prizes in several major competitions."

Ano de Publicação: 2001.

Editora: Redbeck Press.

Género: Coletânea de Poemas.

Fotografia da minha autoria - A different Kind of Smoke de Keith Chandler | Livros

 Opinião:

Já não me lembrava da última vez que tinha pegado num livro de poesia, num livro recheado de significados. Terminei este livro no início de maio e só agora consegui formar uma verdadeira opinião acerca deste livro. 

Even those pets, in whose shy souls you saw a reflection of your own, stared back with slit incurious eyes. Letters, raffia-work, garden tools, hung in your hands unrecognized. God moves in a mysterious way...

Contém poemas que colocam o nosso "eu pensante" a divagar entre o início e o seu fim. As palavras interligam-se umas às outras como se fossem feitas umas para as outras. Há poemas que se destacam do seu conjunto e que eu achei magníficas. 

He brightened up the Monday morning grind of the Dereham Road. 

É uma coletânea de alguns dos maiores poemas de Keith Chandler. Esta edição dispõe no seu conjunto de 34 e eu destaquei 10 deles. E, esses números, já dizem muito sobre a minha impressão final. Nem sempre é uma leitura fácil, mas nem todos os poemas se percebem à primeira e essa é a magia do significado escondido entre as palavras. Nem todos retirámos as mesmas impressões e por vezes, precisamos de ler o mesmo poema mais do que apenas uma vez.

Stamped underfoot with rings and wavy lines of mud bills, poems, all franked equally as Trash. Poor Mr Thief, sorry we couldn't offer more than a swig at the cooking wine. Sorry for your trouble, whatever it is.

Este livro serviu para me recordar da importância da poesia na minha vida. E, só por isso, ganhou um todo resignificado. Se tiverem entre as vossas estantes de casa um livro de poemas então tirem-lhe o pó e atrevam-se a ler. Não se vão arrepender.

Classificação: 4 estrelas.

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Maio de 2020: Esperança

Esperança. Acho que não existe uma palavra que se encaixe melhor para este novo mês. Esperança, porque temos de acreditar no futuro e, porque os velhos dias dão lugar a novos. E, se temos sempre novos dias pela frente, então temos de os encarar com a nossa melhor atitude: positividade.

Não podemos baixar os braços. Os profissionais de saúde não o estão a fazer. Bem, pelo contrário. Estão de braços erguidos, todos os dias. Por isso, resta-nos a nós cultivar a esperança junto de quem mais gostamos. E, se as redes sociais podem servir para uma coisa boa neste momento, é esse - partilhar mensagens confortantes e quentinhas para o coração.

Fotografia da minha autoria - Maio, Esperança.
Se cada um de nós acreditar na esperança e a partilharmos quer seja por palavras, por desenhos ou por um sorriso, então estaremos de forma voluntária a ajudar o mundo a renascer. Ou, melhor, a se reconstruir, dia após dia.

Datas importantes de maio:

Dia mundial do trabalho: Comemorado no 1º dia do mês. Há pessoas que continuam a dirigir-se aos seus locais de emprego por motivos de força maior, há ainda pessoas que continuam a trabalhar em casa e há a última situação - pessoas que tiveram de deixar de trabalhar. Este ano está a ser cruel para todos nós. Mas o que sempre aprendemos quando caímos é a nos levantarmos de novo.

Dia das mães: No 1º domingo de cada mês de maio costumo dar uma flor ou um chocolate à minha mãe por ser uma mãe para mim todos os dias do ano. Infelizmente, este ano estou longe dela mas, espero que sinta o meu abraço.

Dia mundial do enfermeiro: Comemorado no dia 12. Este ano em especial, é vosso. Um grande obrigada.

Tem um pouquinho de esperança no amanhã.
Com tecnologia do Blogger.