terça-feira, 12 de maio de 2020

A different Kind of Smoke de Keith Chandler | Livros

Sinopse:

"Joint winner of the 1999 Redbeck Petry competition, this is Keith Chandler's third collection of poems since being selected for Ten English Poets (Carcanet) in 1976. Kett's Rebellion was followed in 1993 by A Passing Trade - Five narrative poems. Poems from this new collection have won prizes in several major competitions."

Ano de Publicação: 2001.

Editora: Redbeck Press.

Género: Coletânea de Poemas.

Fotografia da minha autoria - A different Kind of Smoke de Keith Chandler | Livros

 Opinião:

Já não me lembrava da última vez que tinha pegado num livro de poesia, num livro recheado de significados. Terminei este livro no início de maio e só agora consegui formar uma verdadeira opinião acerca deste livro. 

Even those pets, in whose shy souls you saw a reflection of your own, stared back with slit incurious eyes. Letters, raffia-work, garden tools, hung in your hands unrecognized. God moves in a mysterious way...

Contém poemas que colocam o nosso "eu pensante" a divagar entre o início e o seu fim. As palavras interligam-se umas às outras como se fossem feitas umas para as outras. Há poemas que se destacam do seu conjunto e que eu achei magníficas. 

He brightened up the Monday morning grind of the Dereham Road. 

É uma coletânea de alguns dos maiores poemas de Keith Chandler. Esta edição dispõe no seu conjunto de 34 e eu destaquei 10 deles. E, esses números, já dizem muito sobre a minha impressão final. Nem sempre é uma leitura fácil, mas nem todos os poemas se percebem à primeira e essa é a magia do significado escondido entre as palavras. Nem todos retirámos as mesmas impressões e por vezes, precisamos de ler o mesmo poema mais do que apenas uma vez.

Stamped underfoot with rings and wavy lines of mud bills, poems, all franked equally as Trash. Poor Mr Thief, sorry we couldn't offer more than a swig at the cooking wine. Sorry for your trouble, whatever it is.

Este livro serviu para me recordar da importância da poesia na minha vida. E, só por isso, ganhou um todo resignificado. Se tiverem entre as vossas estantes de casa um livro de poemas então tirem-lhe o pó e atrevam-se a ler. Não se vão arrepender.

Classificação: 4 estrelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.