sábado, 29 de agosto de 2020

A Cor da Liberdade - Os Anos de Presidência de Nelson Mandela e Mandla Langa | Livros

 Sinopse:


"A cor da liberdade é a história dos anos presidenciais de Mandela, recorrendo às memórias que ele começou a escrever enquanto se preparava para concluir o seu mandato, mas que não pôde terminar. Agora, o aclamado escritor sul-africano Mandla Langa concluiu a tarefa, utilizando o rascunho inacabado de Mandela, as notas detalhadas que ele ia escrevendo à medida que os acontecimentos se desenrolavam e uma abundância de material arquivístico não divulgado. Com um prólogo da viúva de Mandela, Graça Machel, o resultado é um relato vivido e muitas vezes inspirador da presidência de Mandela e da criação de uma nova democracia. Narra a história extraordinária de um país em transição e os desafios que Mandela enfrentou no seu esforço para tornar realidade a sua visão de uma África do Sul libertada."


Ano de Publicação: 2017.


Género: Literatura, Biografia.


Editora: Marcador.


A Cor da Liberdade - Os Anos de Presidência de Nelson Mandela e Mandla Langa | Livros

Opinião:

Uma leitura importante, interessante e sobretudo revolucionária. Acredito que os ideais de Mandiba (Nelson Mandela) nos trespassam entre as suas declarações bem como a sua fonte de energia e garra na luta pela (nossa) liberdade da África do Sul (e do resto do mundo).


"Os bons líderes têm perfeita noção de que a eliminação das tensões na sociedade, seja qual for a sua natureza, coloca os pensadores criativos no centro das atenções, ao criar um ambiente ideal para que homens e mulheres de visão influenciem a sociedade. Os extremistas, por outro lado, alimentam-se da tensão e da desconfiança mútua."


Nelson Mandela foi uma pessoa sábia, que procurou obter paz e a libertação mas também foi a pessoa que terminou com "o tempo do apartheid", ou por outras palavras: a segregação racial. Para além disso, ganhou o Prémio Nobel da Paz em 1993 e foi  Presidente democraticamente eleito da África do Sul em 1994 (até 1999).


"Ele tinha esta crença genuína...de que os seres humanos são essencialmente «seres que fazem o bem»."


Não é uma leitura que se faz num dia ou que tão pouco se lê numa assentada só. Apesar de ter lido estimadamente numa semana. Precisei de dividir muito bem o meu tempo em blocos e aproveitar para fazer pequenos intervalos durante a leitura. Só assim o consegui terminar relativamente rápido para o tipo de atenção que exige.


"Trinta e cinco anos depois, a Lei, outrora um instrumento cruel de exclusão e opressão, encontrava-se finalmente transformada para servir todas as pessoas."


Espero que esta partilha ajude a quem tiver de olho neste livro a por fim, o pegar.


Classificação: 4 estrelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.