sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Dois Corpos Tombando na Água e Ás Dez A Porta Fecha de Alice Vieira | Livros

 Sinopse da Prosa:


"Ás Dez A Porta Fecha é um peculiar romance juvenil, pois quase não encontramos personagens jovens. O livro trata da vida de velhos num lar de pessoas idosas. Conta-nos as histórias dos sonhos, desgostos, e dores de homens e mulheres velhos que travam uma luta interior contra a rotina e o esquecimento das suas famílias."


Sinopse da Poesia:

Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho em 2007.


Ano de Publicação da Prosa: 1998.


Ano de Publicação da Poesia: 2007.


Editora: Editorial Caminho.

Dois Corpos Tombando na Água e Ás Dez A Porta Fecha de Alice Vieira, livros

Opinião:


Comprei este livro (uma espécie de dois livros num, visto que, nesta edição contém, uma parte de poesia:"Dois Corpos Tombando na Água" e uma outra parte de prosa:"Ás Dez A Porta Fecha") na Feira do Livro do ano passado. Senti que agora era o momento certo para me dedicar a estas histórias e a estas vidas. Não só por se tratar de leituras leves, como também, por sentir uma grande vontade em ler cada vez mais autores portugueses!

e para lá da rua continuei um cão

perdido sem coleira murmuro ele repente

a memória trazendo-me sem querer o nome

daquele romance do Cesbron que estava tão na moda

nesse tempo em que pensávamos que a literatura

ia salvar o mundo.


E ainda bem que peguei nesta edição. Consegui intercalar os dois tipos de escrita com alguma facilidade e não demorei muito a terminar esta leitura. Confesso que gostei mais da prosa comparativamente à poesia. A parte poética lêsse muito bem e a parte da prosa prende-nos de uma forma que só conseguimos parar para pensar no que estamos a ler.


Voltámos atrás no tempo, até à casa da chaminé, e lá estão personagens tão bonitas como a "Branquinha" ou o "Gimbras". Voltei a ouvir expressões esquecidas no tempo como:"Zacatraz, Zacatraz, Zacatraz, trás, trás, trás." ou, aprender outras como "Palavra fora da boca é pedra fora da mão."


São palavras de uma história muito bonita, do início ao fim. Foi uma leitura deliciosa e com alguns risos pelo meio das palavras. Que boa viagem no tempo e no espaço com excelente companhia para estes dias de verão. 


E, mais não digo. Mergulhem de cabeça nestas duas obras de Alice Vieira e partilhem a vossa opinião.


Classificação: 3,5 estrelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.