sábado, 31 de outubro de 2020

A Lua de Joana de Maria Teresa Maia Gonçalez | Livros

 Sinopse:


"Ao lermos A lua de Joana, não podemos deixar de pensar na forma como, muitas vezes, relegámos para segundo plano aquilo que é realmente importante na vida. Porque este livro nos alerta para a importância de estarmos atentos a nós e ao outro, e de sermos capazes de, em conjunto, percorrer um caminho que conduza a uma vida plena... Não deixe de o ler!"


Género: Literatura juvenil.


Editora: Verbo.


Ano de Publicação: 1994.


Fotografia da minha autoria - A Lua de Joana de Maria Teresa Maia Gonçalez | Livros


Opinião:


Durante o ensino básico participei em pouquíssimos projetos e um dos que tenho àvida memória é a de participar no teatro lá da escola com a peça de teatro "A Lua de Joana". Na altura, li as falas que me destinavam e representei numa breve peça a mãe da Joana.


Passados estes anos todos, tive uma grande vontade de comprar o livro e sem tardar compreio-o numa loja em segunda mão de livros usados mas, em bom estado lá no instagram.


É um livro que dá perfeitamente para ser lido num dia. No entanto, uma vez dentro da história da vida da nossa protagonista apercebemo-nos que queremos saber tudo o que pensa (da droga) e à medida que o tempo vai decorrendo, o que esta decide fazer conforme determinados ocorridos vão tomando um grande lugar de tristeza no seu coração.


É um livro antigo mas, de apertar o coração. Tal como na sinopse diz: "não podemos deixar de pensar na forma como, muitas vezes, relegámos para segundo plano aquilo que é realmente importante na vida". E sucintamente é isso que aprendemos. 


Acho uma leitura adequada para qualquer idade a partir do momento em que se aprende a ler. Encontra-se escrito na forma de diário que vai de encontro a um desabafo com a sua melhor amiga que recentemente faleceu, a Marta.


Quem desse lado já leu este pequeno (de tamanho) mas, grande (de história) da nossa Joana? Contem-me o que sentiram durante esta leitura.


Classificação: 4 estrelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.