segunda-feira, 2 de novembro de 2020

A política externa portuguesa de Tiago Moreira de Sá | Livros

 Sinopse:


"Desde o início do período democrático tem existido um consenso em torno do essencial da política externa portuguesa. Porém, esse consenso foi construído em torno de uma realidade de distribuição de poder na Europa que foi profundamente alterada em 1989/1990 com a queda do muro de berlim e a reunificação alemã e, posteriormente, com uma tentativa de hegemonia da Alemanha, assumida com a crise do Euro de 2010/2011.


Este ensaio tem como principal objetivo suscitar o debate acerca da política externa portuguesa e pensar qual é a melhor estratégia de inserção internacional do país nos dias de hoje.


A proposta aqui defendida é a de um regresso à fórmula clássica da dupla aliança: com a maior potência marítima e atlântica, os Estados Unidos. Esta dupla aliança deve ter como mecanismo de compensação a Lusofonia, sobretudo se entendida numa nova concepção de um Atlântico unido, agregando duas potências ascendentes de língua portuguesa: Angola e o Brasil."


Ano de Publicação: 2015.


Género: Ensaios.


Editora: Fundação (Francisco Manuel dos Santos).


Fotografia da minha autoria - A política externa portuguesa de Tiago Moreira de Sá | Livros

Opinião:


Comprei mais um livro de apoio universitário. Este em particular destina-se para um trabalho sobre a política externa de Portugal. Um dos fatores que me levou a comprar este livro e não outros acerca do mesmo tema foi o número limitado de páginas (apenas 100) e o género de livro que se carateriza (ensaio).


Não me arrependi desta aquisição. Consegui-o ler num dia e assim, reter as ideias principais da política do nosso país a um nível internacional. Assim, se alguém desse lado também precisar de um apoio de leitura do mesmo género aconselho a darem uma espreitadela neste aqui.


Classificação: 3 estrelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.