sábado, 14 de novembro de 2020

Teorias das Relações Internacionais de José Pedro Teixera Fernandes | Livros

 Sinopse:


"Em Teorias das Relações Internacionais: da abordagem clássica ao debate pós-positivista, o autor descreve o percurso intelectual da disciplina de Relações Internacionais, desde a primeira cátedra instituída após a fundação da Sociedade das Nações, até aos seus desenvolvimentos contemporâneos. Neste percurso, são analisadas os grandes debates teóricos que marcaram a evolução académico-científico das Relações Internacionais, desde o debate fundador que opôs realistas e idealistas, passando pelo debate behaviorista e pelo debate inter-paradigmático, até ao mais recente debate pós-positivista. Para além deste itenerário centrado nos seus desenvolvimentos anglo-saxónicos, mas onde não é negligenciado o contributo da embrionária produção teórica portuguesa, são também analisadas algumas das teorias contemporâneas com mais potencial explicativo do Mundo em devir e que procuram antecipar as relações internacionais do século XXI."


Género: Direito Internacional.


Ano de Publicação: 2011.


Editora: Almedina.


Fotografia da minha autoria - Teorias das Relações Internacionais de José Pedro Teixeira Fernandes, livro


Opinião:


Este livro foi sugerido por um professor relativamente a uma disciplina do mestrado em Relações Internacionais. Como estamos a chegar aos meses corridos para os estudantes decidi antemão pegar neste livro.


Por um lado é um livro rápido de se ler por ter  cerca de 200 páginas mas por outro lado por ser de não ficcção pode ainda estar na vossa mesa de cabeçeira por uma semana. Eu dividi logo os capítulos a ler por dia e consegui finalizar este livro ainda ontem à noite. Demorei mais ou menos 3/4 dias para o ler.


Acredito que para quem já tem as bases em Relações Internacionais este livro seja ainda mais fácil e leve de ler, no entanto, eu não tenho qualquer tipo de base e por isso, foi uma leitura mais massuda no sentido que precisei de me concentrar a fim de tomar algumas notas.


Não sei se é o livro certo a ler para quem tal como eu não tem qualquer tipo de fundamentação relativamente a este curso mas no meu caso em particular não achei difícil ou tão pouco um bicho de sete cabeças. Acho que onde há vontade tudo se consegue.


Classificação: 3 estrelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.