Sinopse:
"É com entusiasmo que Tom Michell aceita ser professor num prestigiado colégio na Argentina. O jovem inglês sonha com aventura e contacto com o desconhecido... sonhos que se vão realizar, ainda que de uma forma absolutamente inesperada.
Um dia num passeio à beira-mar, Tom depara-se com um cenário dantesco: o areal está coberto de cadáveres de pinguins, vítimas indefesas de um derrame de petróleo. Mas no meio daquela mancha negra de morte, um pinguim agarra-se obstinadamente à vida. É então que Tom toma a decisão que alterará a sua perceção do mundo para sempre: leva o frágil animal para casa. O seu plano era tratá-lo e devolvê-lo ao mar. O que aconteceu na realidade supera a melhor ficção: na hora da despedida, o pinguim recusou-se a avançar para as ondas e decidiu "adotar" Tom. No colégio, onde foi mascote, confidente, amigo e professor de natação, rapidamente se tornou parte da "família". Numa voz emocionada e bem-humorada, Tom Michell conta-nos agora a extraordinária história de Juan Salvador Pinguino, o pinguim que mudou a sua vida e tocou no coração de todos aqueles que o rodearam."
Editora: ASA, Leya.
Género: Memórias e Testemunhos.
Páginas: 256.
Ano de Publicação: 2015.
Fotografia da minha autoria - As Lições do Pinguim de Tom Michell, livros |
Opinião:
Adquiri este livro numa promoção demasiado boa para regressar a casa de mãos a abanar. Inicialmente, 2 aspetos captaram a minha atenção: sendo o 1º o facto de se tratar de um livro em capa dura por um preço excelente e 1º o facto de abordar o derrame de petróleo nos oceanos.
Tratou-se assim da minha última leitura de 2020, terminei-o na tarde do dia 31,mas com a passagem de ano, não me foi possível escrever uma imediata opinião, apenas um comentário na app do Desvaneio que tanto gosto de usar.
Penso que mais vale tarde que nunca e por isso, aqui estou eu a finalmente partilhar a minha opinião sobre este livro. Infelizmente, o 2º aspeto que mais me cativou a pegar nele foi muito pouco explorado no livro e desta forma, não correspendeu às minhas expectativas. No entanto, o autor tem uma escrita muito doce, leve e um tanto divertida que transparece nos diálogos imaginados entre este e o seu mais recente companheiro de viagem e mais tarde de vida. Efetivamente, este livro retrata a vida de um professor na Argentina e de um pinguim extremamente social, simpático e professor de natação.
Claro que o tempo avança e família, amigos e animais novos lutam por uma posição nos nossos corações, mas a vaga deixada pelos ocupantes anteriores nunca é preenchida.
Aborda muito a sua vida na Argentina, deste o tipo de governo no poder até às constantes crises de inflação. Também refere os vários amigos que fez neste país bem como outras pequenas aventuras nos arredores do país.
Penso que quem gosta de ler livros levezinhos ou gostaria de saber mais quer sobre pinguins, quer sobre a Argentina, é um bom livro para pegar, no entanto deixa um pouco aquém quanto ao tema do derrame de petróleo nos oceanos.
Há alguma hipótese de os oceanos do mundo sobreviverem aos danos que estamos a provocar, mas simplesmente não vemos?
Classificação: 3 estrelas.
Tags: #livros; #opinião; #TomMichell; #AsliçõesdoPinguim.
Sem comentários:
Enviar um comentário