Com o fim do ano de 2020 pensei em resumir num post os 5 melhores livros que li no decorrer desse mesmo ano. Gosto muito de ler este tipo de artigos em outros blogs e inclusive de ouvir a opinião nos vários canais de youtube que existem sobre esta comunidade de leitores.
Dessa forma, olhei para a minha estante, filtrei os livros que li em 2020 e automaticamente peguei em 5 livros. No entanto, acresço mais um (um pouco de batota não faz mal certo?) livro que não podia deixar de incluir nesta pequena lista por ser um livro tão inspirador quanto repleto de referências bibliográficas!
Fotografia da minha autoria | Top 5 melhores Livros que li em 2020 |
Os livros que listo não têm uma ordem definida. Já é tão difícil escolher apenas 5 livros de um total de 26 que sinceramente não conseguiria dividir mais o meu coração.
A Cor da Liberdade e os Anos da Presidência de Nelson Mandela e Mandla Langa
Sinopse:
"A cor da liberdade é a história dos anos presidenciais de Mandela, recorrendo às memórias que ele começou a escrever enquanto se preparava para concluir o seu mandato, mas que não pôde terminar. Agora, o aclamado escritor sul-africano Mandla Langa concluiu a tarefa, utilizando o rascunho inacabado de Mandela, as notas detalhadas que ele ia escrevendo à medida que os acontecimentos se desenrolavam e uma abundância de material arquivístico não divulgado. Com um prólogo da viúva de Mandela, Graça Machel, o resultado é um relato vivido e muitas vezes inspirador da presidência de Mandela e da criação de uma nova democracia. Narra a história extraordinária de um país em transição e os desafios que Mandela enfrentou no seu esforço para tornar realidade a sua visão de uma África do Sul libertada."
A Cor da Liberdade - Os Anos de Presidência de Nelson Mandela e Mandla Langa | Livros |
Podem consultar a opinião aqui: A Cor da Liberdade - Os Anos de Presidência de Nelson Mandela e Mandla Langa
Leituras ao Luar de Brenda Walker
Sinopse:
"Quando Brenda Walker, escritora nomeada para o Prémio Miles Franklin, adoeceu, procurou dois meios de cura: os médicos e os livros.
Esta é a história da sua cura."
Fotografia da minha autoria - Leituras ao Luar de Brenda Walker, livros |
Podem consultar a opinião aqui: Leituras ao Luar de Brenda Walker
Where the Crawdads Sing de Delia Owens
Sinopse:
"For years, rumours of the «Marsh Girl» have haunted Barkley Cove, a quiet town on the North Carolina coast. So in late 1969, when handsome Chase Andrews is found dead, the locals immediately suspect Kya Clark, the so-called Marsh Girl. But Kya is not what they say. Sensitive and intelligent, she has survived for years alone in the marsh that she calls home, finding friends in the gulls and lessons in the sand. Then the time comes when she yearns to be loved. When two young men from town become intrigued by her wild beauty, Kya opens herself to a new life - until the unthinkable happens."
Fotografia da minha autoria - Where the Crawdads Sing de Delia Owens, Livro |
Podem consultar a opinião aqui: Where the Crawdads Sing de Delia Owens
To Kill a Mockingbird de Harper Lee
Sinopse:
"Situado em Maycomb, uma pequena cidade imaginária do Alabama, durante a Grande Depressão (1930), o romance de Harper Lee, vencedor do Prémio Pulitzer, em 1961, fala-nos do crescimento de uma rapariga numa sociedade racista."
Fotografia da minha autoria - To Kill a Mockingbird de Harper Lee | Livros |
Podem consultar a opinião aqui: To Kill a Mockingbird de Harper Lee
Remarkable Women de Stylist
Sinopse:
Sinopse:
"Já imaginaste quais seriam os dramas e as alegrias de uma rapariga do séc. XIX? Podes pensar que a sua realidade era totalmente diferente da tua, mas se leres este livro vais perceber que não!
Apresentamos-te Meg, Jo, Beth e Amy, quatro jovens que te vão mostrar que, na vida, há sempre lugar para mais um amigo, para mais um desafio e, claro, para mais uma traquinice."
Fotografia da minha autoria - "Little Women" de Louisa May Alcott, Livros |
Podem consultar a opinião aqui: "Little Women" de Louisa May Alcott
Não podia deixar de terminar este artigo sem dizer que para quem gosta muito dos temas de desenvolvimento e de auto-ajuda e da área de não ficção existem 2 livros que também li em 2020 que gostei imenso nomeadamente:
A Arte Subtil de Saber Dizer que se F*da de Mark Manson
Sinopse:
"Durante décadas convenceram-nos de que o pensamento positivo era a chave para uma vida rica e feliz. Mas esses dias chegaram ao fim. Que se f*da o pensamento positivo! Mark Manson acredita que a sociedade está contaminada por grandes doses de treta e de expectativas ilusórias em relação a nós próprios e ao mundo.
Recorrendo a um estilo brutalmente honesto, Manson mostra-nos que o caminho para melhorar a nossa vida requer aprender a lidar com a adversidade. Aconselha-nos a conhecer os nossos limites e a aceitá-los, pois no momento em que reconhecemos os nossos receios, falhas e incertezas, podemos começar a enfrentar as verdades dolorosas e a focar-nos no que realmente importa.
Recheado de humor e com experiências de vida, A Arte Subtil de Saber Dizer Que Se F*da é o soco no estômago que as novas gerações precisam para não se perderem num mundo cada vez mais fútil."
Fotografia da minha autoria - A Arte Subtil de Saber Dizer Que Se F*da, Livros |
Podem consultar a opinião aqui: A Arte Subtil de Saber Dizer Que Se F*da de Mark Manson
Está tudo F*dido de Mark Manson
Sinopse:
"Vivemos numa época estranha. Apesar de termos mais liberdade, saúde e riqueza do que em qualquer outra época da história, tudo à nossa volta parece terrivelmente f*dido: aquecimento global, queda de governos, economias em colapso e todos permanentemente ofendidos nas redes sociais. Temos acesso a tecnologia, a educação e a formas de comunicar que os nossos antepassados nem sequer imaginavam, mas ainda assim sentimos uma esmagadora desesperança. Afinal, o que é que se passa connosco?
Com a sua habitual mistura de erudição e humor, Mark Manson desafia-nos a olhar para o mundo com outros olhos. Com base em investigação psicológica e na sabedoria intemporal de filósofos como Platão e Nietzsche, o autor disseca a política e a religião e mostra como as duas se tornaram desconfortavelmente semelhantes. Analisa a nossa relação com o dinheiro, o entretenimento e a
internet, desafiando as definições de fé, felicidade, liberdade e até da própria esperança. "
Fotografia da minha autoria - Está tudo f*dido, Livros |
Podem consultar a opinião aqui: Está tudo f*dido de Mark Manson
Avanço ainda que no caso destes 2 livros em particular gostei mais de ler o 2º livro comparativamente ao 1º, talvez por explorar a vertente do poder religioso e abordar o significado de esperança que bem foi preciso no decorrer desse ano.
Digam-me nos comentários se gostam deste tipo de artigos e se gostariam que assim o escrevesse mais vezes.
Tags: #livros; #top5livros; #2020.
Sem comentários:
Enviar um comentário