terça-feira, 28 de janeiro de 2020

A Arte Subtil de Saber Dizer Que Se F*da de Mark Manson | Livros

Sinopse:

"Durante décadas convenceram-nos de que o pensamento positivo era a chave para uma vida rica e feliz. Mas esses dias chegaram ao fim. Que se f*da o pensamento positivo! Mark Manson acredita que a sociedade está contaminada por grandes doses de treta e de expectativas ilusórias em relação a nós próprios e ao mundo.

Recorrendo a um estilo brutalmente honesto, Manson mostra-nos que o caminho para melhorar a nossa vida requer aprender a lidar com a adversidade. Aconselha-nos a conhecer os nossos limites e a aceitá-los, pois no momento em que reconhecemos os nossos receios, falhas e incertezas, podemos começar a enfrentar as verdades dolorosas e a focar-nos no que realmente importa.

Recheado de humor e com experiências de vida, A Arte Subtil de Saber Dizer Que Se F*da é o soco no estômago que as novas gerações precisam para não se perderem num mundo cada vez mais fútil."

Autor: Mark Manson

Ano de Publicação: 2018

Editora: Desassossego

Género: Autoajuda, Desenvolvimento Pessoal e Espiritual.

Fotografia da minha autoria - A Arte Subtil de Saber Dizer Que Se F*da, Livros
Opinião:

Sublinho que este género de livro encontra-se bem longe do meu género favorito. No entanto, quando mergulhei nesta escrita, nestas palavras honestas e cruas não pude o colocar mais de parte até por fim saborear cada história e pensar em cada novo conceito. 

O autor utiliza palavras, por vezes, já escutadas noutros livros mas, com um ressignificado, com uma nova perspetiva sobre a interpretação que temos da nossa realidade. Do presente e não do futuro ou do ainda do passado. Mais precisamente do agora.

É, por isso uma abordagem diferente da dita normal que outros escritores perspetivizam para debater subtemas que sugerem dicas e ainda reflexões acerca de: como viver uma vida melhor? 

"Um homem confiante não sente necessidade de provar que o é. Uma mulher rica não precisa de convencer ninguém de que é rica. Ou é, ou não é. E, se estivermos sempre a sonhar ser alguma coisa, estaremos a reforçar continuamente a mesma realidade inconsciente: que não o somos."

Existem ainda pequenas histórias que o autor introduz entre capítulos por via da sua narração que nos impele a continuar a leitura de forma mais leve do que simplesmente uma leitura recheada de apenas novos conceitos. Algumas histórias são meramente introdutórias, outras são a exemplificação da sua observação e partilha de consequentemente: velhas e novas ideias, conceitos e perspetivas. 

 O que assim, permite tornar uma leitura mais demorada em uma leitura mais divertida. Na medida que existem histórias que nos deixam tão perdidos e desamparados de tão sinceros e diretos que são acerca da vida de uma personagem (umas vezes fictícia outra baseada no real).

"Charles Bukowski era alcoólico, mulherengo, viciado em jogo, malcriado, parasita, vadio e, nos dias piores, poeta."
Uma abordagem realmente diferente sobre a realidade de hoje para o qual todas as gerações criam e recebem um determinado impacto e impulso. De como as gerações e o mundo se transformam e precisam de tempo para encontrarem a sua voz e chegarem a um consenso.

"Brincamos online com os «problemas do primeiro mundo», mas a verdade é que nos tornámos vítimas do nosso sucesso. Nos últimos anos dispararam os problemas de saúde relacionados com o stress, as perturbações de ansiedade e os casos de depressão, apesar de toda a gente ter uma televisão de ecrã plano e receber as compras em casa. A nossa crise já não é material; é existencial, é espiritual."

Foi uma brisa de ar fresco tanto para o cérebro pensante como para o cérebro que sente (pequenos conceitos do 2º livro, Está tudo F*dido do mesmo autor).

Aconselho a leitura de forma menos corrida uma vez que o autor acrescenta sempre um conjunto de novos conceitos no decorrer de cada capítulo e do qual, é brilhante a nossa mente puder fazer uma pausa para pensar respetivamente. E, mesmo que não seja o tipo de género que mais gostem desafio-vos a tentarem pegar neste livro e lhe darem uma oportunidade.

Classificação: 4 estrelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.