sábado, 13 de fevereiro de 2021

As Nações Unidas e os Desafios da Governação Global de Maria do Céu Pinto | Livros

 Sinopse:


"Este livro é mais uma iniciativa da Professora Maria do Céu Pinto, contendo nove capítulos, alguns da sua autoria e os restantes de vários autores.


Mais uma vez, as temáticas tratadas no texto não poderiam ser mais oportunas, se se tiver em linha de conta a atual situação internacional do ponto de vista económico / financeiro, político e de segurança. Temas como o papel da ONU e a necessidade da sua transformação, a reforma do Conselho de Segurança, as consequências para a humanidade da globalização, o subdesenvolvimento e o desenvolvimento, a conflitualidade internacional, as mudanças climáticas, as pandemias, as crises financeiras, os problemas do comércio internacional, a violação dos Direitos Humanos e o terrorismo, são de crucial importância para entender o mundo de hoje."


Género: Não ficção.


Data de Publicação: 2014.


Páginas: 280.


Editora: Letras Itinerantes.


Fotografia da minha autoria - As Nações Unidas e os Desafios da Governação Global 


Opinião:


Antes de mais nada, este é um bom livro sobre os desafios da Organização das Nações Unidas e um trabalho que vale muito a pena conhecer.

Maria do Céu Pinto (juntamente com outros autores), reúniu neste exemplar pequenos subtemas importantíssimos relacionados com a governação global da parte da ONU. Desde como é difícil chegar a um consenso ou tão pouco representar as grandes potências mundiais sem discriminar as minorias (que é tão importante!).

Um dos grandes problemas contemporâneos é avaliar a capacidade de sustentação do planeta.

Gostei imenso de ler este livro e achei uma leitura importantíssima acerca do trabalho, desafios da ONU.

O grande desafio da governança global na época da globalização reside exatamente na pluralidade de agentes e acções que não convergem necessariamente para os mesmos fins.

Classificação: 4 estrelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.