sábado, 17 de abril de 2021

Le Patriarche, para os toxicómanos: a esperança de L. Engelmajer | Livros

 Sinopse:


"Tratar dos viciados em droga, ajudá-los a encontrar uma personalidade perdida, dar-lhes o gosto de amar e de trabalhar é a obrigação a que Lucien Engelmajer se propôs há muito tempo.


No quadro de 80 lugares diferentes, espalhados por toda a Europa entre os quais podemos citar o de «Le Boère» em Saint-Paul-Sur-Save no Languedoc francês, onde Engelmajer iniciou o seu trabalho, vivem as comunidades de toxicómanos correspondentes, dos quais mais de 80% têm a certeza de se curar e de se reinserir.


Num belo livro cheio de calor humano e paixão, que se vive e se lê como um romance, Le Patriarche conta a sua experiência, as suas lutas, e dá esperança às famílias, aos jovens e a todos os que foram afectados por este problema."


Género: Autoajuda.


Data de Publicação: 1985.


Páginas: 325.


Editora: Asociacion Le Patriarche


Fotografia da minha autoria - Le Patriarche, para os toxicómanos: a esperança de L. Engelmajer, livro


Opinião:


Este livro não constava no meu plano de 12 livros para ler em 2021 e tão pouco na minha lista de desejos. Veio parar às minhas mãos completamente de surpresa e por empréstimo de um tio meu ao qual tenho tentado mostrar como a leitura é um prazer e um ensino mútuo.


Sou desse tempo em que viver era às vezes morrer.


Acabou por ser uma boa surpresa: conheci um escritor do qual nunca tinha ouvido falar, conheci a história de pessoas com uma vontade gigante de lutarem pela sua vida e conheci o poder do amor e do perdão mas, sobretudo da união.


a aprendizagem da verdadeira vida baseia-se na liberdade e no amor.


Le Patriarche, para os toxicómanos: a esperança de L. Engelmajer é um daqueles livros que quando começamos só queremos saber cada vez mais. Aborda um tema importantíssimo: a dependência da droga (e não só), mas também a falta de amor próprio e de segurança, de apoio na medida de necessidade de um bom ambiente familiar, um bom círculo de amigos e essencialmente a oportunidade e o livre arbítrio de cada indivíduo poder fazer o seu caminho e tomar as suas decisões.


E penso sempre que lutar, reconstruir, criar de novo é a única maneira de viver a ser feliz.


Gostei muito de ler este livro. Sem dúvida que os livros nos dão a conhecer muitas vidas e igualmente a substância que brilha muitos corações.

Todo o amor sem esforço é em vão. Todo o esforço sem amor é prejudicial. 


Classificação: 4 estrelas.

#Le Patriarche #para os toxicómanosa esperança #L. Engelmajer #livros #droga

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.