Sinopse:
"Nesta ampla seleção de ensaios, entrevistas e discursos recentes, a célebre ativista e académica Angela Davis lança uma nova luz sobre as lutas contra a violência de Estado e a opressão em vários pontos do mundo - da Palestina à África do Sul -, desmontando as estruturas do sistema capitalista (patriarcado, supremacia branca, políticas imperiais) que apenas sobrevivem perpetuando conflitos.
Reflexão sobre os combates históricos do movimento negro nos Estados Unidos, o lugar central do feminismo na descontrução das relações de poder e a abolição do sistema prisional industrial, A Liberdade é uma luta constante (2015) obriga-nos a olhar para lá do nosso quintal, para os «reservatórios de esperança e otimismo» que encontramos nas coletividades resistentes.
Quando dar tréguas à injustiça é multiplicar formas de submissão, Angela Davis desafia-nos a dar o exemplo, fazendo a nossa parte por um movimento global de libertação humana."
Género: Não ficção, Ciências sociais, Política em geral.
Data de Publicação: 2020.
Páginas: 174.
Editora: Antígona.
Fotografia da minha autoria - A Liberdade é uma luta constante de Angela Davis, livro |
Opinião:
A luta não tem fim?
Não é fácil erradicar um racismo tão profundamente enraizado nas estruturas da nossa sociedade.
Por outro lado, se dermos um passo atrás e virmos as coisas de uma perspectiva mais ampla, refletindo sobre o que está a acontecer no mundo inteiro e sobre a história da luta, a história dos movimentos de solidariedade, torna-se claro, por vezes até óbvio, que forças aparentemente indestrutíveis podem, graças à vontade, aos sacrifícios e aos actos das pessoas, ser facilmente quebradas.
#livros, #angeladavis; #aliberdadeéumalutaconstante.
Parece ser um daqueles livros que nos desafia a repensar as nossas crenças
ResponderEliminarUm beijinho*
http://by-pattyy.blogspot.com/
Olá!
ResponderEliminarSim e muito daquilo que pensamos ter como correto ou verdade absoluta. Este livro tira-nos o tapete num bom sentido. Reexplica-nos como o sistema governativo está a funcionar na perspetiva de aumentar o racismo e o melhor do livro - como nos podemos unir e parar. #BlackLivesMatter #AllLivesMatter
Beijinhos :)