sábado, 26 de junho de 2021

O mundo amarelo de Albert Espinosa | Livros

 Sinopse:


"A vida de Albert Espinosa mudou quando tinha 14 anos e lhe diagnosticaram um cancro. Aos 15 amputaram-lhe a perna esquerda, e, até aos 24, quando foi dado como curado, retiraram-lhe ainda o pulmão esquerdo e extraíram-lhe parte do fígado. Mas, como o próprio diz:« O cancro tirou-me as coisas materiais [...] mas deu-me a conhecer muitas outras coisas que nunca teria conseguido descobrir sozinho.»


Este não é um livro de autoajuda onde encontrará dicas e conselhos para ultrapassar os piores momentos da sua vida, mas sim um livro onde o autor partilha, as experiências e os ensinamentos que o ajudaram a viver feliz mesmo nas circunstâncias mais difíceis. Com o mundo amarelo o leitor aprenderá a conhecer-se, a ganhar a batalha contra o medo, a morte, a perda e a ausência, e a saber reconhecer a beleza que reside em cada ser humano."


Género: Memórias e Testemunhos.


Data de Publicação: 2008.


Páginas: 175.


Editora: Editorial Presença.


Fotografia da minha autoria - O mundo amarelo de Albert Espinosa, livros

Opinião:

O mundo amarelo, é um livro sensívelmente bonito e bom. Este livro é o meu primeiro contacto com o autor e tudo o que está escrito nas páginas deste exemplar servem como linhas de orientação para encontrarmos os (nossos) amarelos e percebermos que o mundo não é cor de rosa para todos, mas que independemente da cor com que perspetivamos o cotidiano cabe-nos a nós vivê-lo.


O mundp seria melhor se aceitássemos que nos enganamos, que erramos, que não somos perfeitos.


Um livro que nos conta sobre o mundo amarelo de Albert Espinosa (o nosso autor e narrador) que foi diagnosticado com cancro aos 14 anos e o seu caso foi dado como curado aos 24. Por essa estranha estrada perdeu a perna esquerda, o pulmão esquerdo e parte do seu fígado e fases caraterísticas de uma adolescência e do início da vida adulta ligeiramente diferentes do dito convencional.


É como quando estás quase a adormecer, todo o teu ser está de acordo com o que pensas e anima-te e dá-te forças.


O autor vai ainda mais longe do que contar a sua história pessoal até ao momento em que escreveu e consequentemente publicou o livro uma vez que, partilha com o leitor(a) as várias listas de dicas para vivermos exponencialmente o nosso dia a dia bem como a menção de que todos nós temos amigos igualmente, amarelos (novo conceito de melhores amigos com alguns upgrades). 


Deves saber que, mais tarde ou mais cedo, tudo aquilo que ganhas, acabarás por perder um dia.


É um livro incrível e cheio de entusiasmo pela vida e por outro lado, da compreensão e respetiva aceitação e normalização de que a morte bate a todas as portas.


Albert fala de um mundo ao alcance de todos e que tem a cor do sol: o mundo amarelo.


Classificação: 4 estrelas.


#livros #omundoamarelo #AlbertEspinosa 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.