sábado, 17 de julho de 2021

Antes de eu partir de Paul Kalanithi | Livros

 Sinopse:


"Aos 36 anos, ao terminar uma década de formação como neurocirurgião, Paul Kalanithi foi diagnosticado com um cancro inoperável no pulmão. Num dia era um médico que dava esperança aos que lutavam pela vida, no seguinte passou a ser um paciente que tentava sobreviver.


Antes de Eu Partir conta-nos a transformação de Kalanithi, que passou de estudante de Medicina em busca do sentido da vida a neurocirurgião respeitado pelos seus pares. Até que, numa estranha ironia de vida, se viu no papel de paciente e pai de um recém-nascido.


Ao enfrentar a sua própria mortalidade, não pôde deixar de se interrogar: o que nis faz querer viver? O que fazemos quando a vida é interrompida de forma tão abrupta? O que significa ser pai quando a nossa própria vida está a fugir?


Paul Kalanithi faleceu enquanto escrevia este livro profundamente comovente, contudo, o seu amor pela literatura e medicina levou-o a partilhar as suas maiores inseguranças e receios. Partiu demasiado cedo, mas não sem antes nos deixar este testemunho lírico e extraordinário sobre a condição humana."


Género: Memórias e testemunhos.


Data de Publicação: 2016.


Páginas: 222.


Editora: Saída de Emergência.


Fotografia da minha autoria - Antes de eu partir de Paul Kalanithi, livros

Opinião:


Antes de eu partir é um dos livros mais emocionantes que li em 2021. Não só por haver passagens emotivas mas também por ter uma escrita lírica, retratar verdadeiramente parte de uma vida que ficou a meio, enfrentar um cancro e ser ao mesmo tempo médico (neste caso, neurocirurgião).


Uma palavra significava algo apenas entre pessoas, e o sentido da vida, a sua virtude, tinha algo a ver com a profundidade das relações que formamos.


O autor e narrador, Paul Kalanithi, começa por nos contar um pouco sobre a sua vida enquanto estudante e as dúvidas relacionadas com essa fase - por exemplo: que curso seguir, o que realmente quer fazer de forma profissional no seu futuro - e que é o nosso primeiro capítulo: "De Perfeita Saúde Começo". A segunda parte: "Que Só a Morte Me Faça Parar", já nos chega o testemunho do que é ser doente oncológico e essencialmente a transição de médico para doente, da interrupção de uma vida, da aceitação da morte. E, por fim, o epílogo, escrito pela sua mulher, Lucy Kalanithi, onde esta por sua vez, aborda o seu ponto de vista enquanto esposa, enquanto pessoa que acompanhava Paul no seu cotidiano e faz um bonito agradecimento à pessoa que foi.


Não contara que a perspetiva de encarar a minha própria mortalidade fosse algo tão desorientador, tão transtornador.


Há e sempre haverá histórias que nos apertam mais o coração do que outras por várias razões. Mal peguei neste livro sentia que iria ser mais uma história bonita e assim foi.

Classificação: 5 estrelas.


#paulkalanithi #antesdeueupartir #livros

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.