quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Notre-Dame de Ken Follett | Livros

Sinopse:


"Neste curto relato, Ken Follett descreve-nos a emoção que sentiu ao assistir em direto às imagens do incêndio de Notre-Dame e debruça-se de seguida sobre a história da catedral, da sua construção e o papel que teve no destino de toda a nação francesa.


Evoca ainda a influência que Notre-Dame exerceu na escrita de Os Pilares da Terra, certamente o mais conhecido dos seus romances."


Género: Ensaios.


Data de Publicação: 2019.


Páginas: 77.


Editora: Editorial Presença.


Fotografia da minha autoria - Notre-Dame de Ken Follett, livros

Foi através deste exemplar que tive o meu primeiro contacto com a escrita de Ken Follett. Comprei o livro numa das feiras do livro e para além de ter estado em promoção foi uma leitura com dupla compensação. Se por um lado, gostei da escrita simples e curta do escritor por outro lado, maravilhei-me com a transparência da sua paixão pela história das catedrais - em especial pela Notre-Dame.


Uma catedral, tal como uma sinfonia, tem um plano coerente, as janelas e os arcos formam ritmos, as decorações possuem temas e contam histórias, mas é tudo tão rico que, no início, nos sentimos esmagados.


É um livro muito curtinho em que o autor junto com algumas fotografias nos conta a história da prestigiosa catedral de Notre-Dame em paris. Quer a história da sua construção (os longos anos que foram necessários) e a história dos vários protagonistas que assim fizeram acontecer, quer até ao momento de mágoa que muitos, incluindo o nosso escritor, sentiram quando presenciaram o incêndio de um bocadinho da história que nela se guardava.


Cada um de nós se deixou arrebatar por algo diferente.


Foi uma leitura leve, informativa e de certo modo, uma surpresa. Escrever sobre o que sentimos não me parece ser de todo fácil. Há a questão de nos permitirmos sentir, a questão de nos permitirmos partilhar e ainda existe a questão de conseguirmos nos exprimir. 


Os revolucionários rejeitavam todas as religiões e transformaram a Notre-Dame em «templo da Razão»


Lembro-me de ver as imagens aterradoras deste acontecimento tão triste. Lembro-me da sensação de perda. Perda de uma das obras mais bonitas e simbólicas da nossa história e principalmente da continuação da história anterior à nossa. Um velho legado que tanto movia as pessoas.


Classificação: 5 estrelas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.