sábado, 25 de setembro de 2021

Falar verdade a mentir de Almeida Garrett | Livros

 Sinopse:


"Falar verdade a mentir, comédia escrita por Almeida Garrett, é um dos textos sugeridos, como leitura orientada, pelo Programa de Língua Portuguesa para o 8º ano de escolaridade.


Com a edição didática desta obra, que inclui uma apresentação crítica e propostas de atividades, pretende-se proporcionar um mais amplo leque de opções no âmbito do trabalho com o texto dramático."


Género: Leitura orientada.


Data de Publicação: 2014.


Páginas: 80.


Editora: Porto Editora.


Fotografia da minha autoria - Falar verdade a mentir de Almeida Garrett, livro


Opinião:


Li mais um clássico da literautura portuguesa e que desta vez, não me surpreendeu nem tão pouco me cativou muito.

Esta edição é uma leitura orientada da porto editora, trazendo a opção de preparação da leitura. No entanto, eu apenas li a obra e por ser curtinha li-a numa noite.


A poesia da vida é esta, Joaquina.


Não digo que este livro não seja importante ou que se trata de menos um clássico por já o ter lido e não me ter agradado tanto, mas sinceramente não me fascinou.

O livro encontra-se escrito no formato de peça de teatro e contamos com 4 personagens que desafiam a paciência e a inteligência de Brás Ferreira, pai de Amália ao enconbrirem as mentiras de Duarte, noivo de Amália. E através destes diálogos percebemos a origem do título. 

Há uma personagem extremamente agradável, divertida e bem-humorada, João Félix, que em particular me agradou principalmente pelo seu empenho em manter o noivado de Amélia e Duarte por segundas intenções.


Isto é o drama das paixões, que o sentimento, a verdade...


Aconselho na mesma a lerem e a tirarem as vossas próprias conclusões. Até porque sou da opinião que nada nos faz verdadeiramente perder tempo porque acabamos sempre por aprender ou extrair algo da atividade em questão. Eu pelo menos posso afirmar que conheci o trabalho de Almeida Garrett, nem que não seja por bons motivos.


Classificação: 3 estrelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.