quinta-feira, 14 de outubro de 2021

O Clube do Crime das Quintas-feiras de Richard Osman | Livros

Sinopse:


"Quatro reformados com alguns truques na manga. Uma polícia com o seu primeiro grande caso nas mãos. Um assassinato brutal. Bem-vindos a ... O Clube do Crime das Quintas-feiras. 

Num pacato bairro de residências privadas para reformados, quatro amigos improváveis reúnem-se uma vez por semana para discutir crimes que ficaram por resolver.

Ron, um ex-sindicalista todo tatuado; a doce Joyce, uma viúva que não é tão ingénua quanto parece; Ibrahim, um ex-psiquiatra com uma incrível habilidade analítica; e a tremenda e enigmática Elizabeth, que lidera este grupo de investigadores amadores... ou nem por isso.

Quando um homicídio ocorre no pequeno bairro, e uma misteriosa fotografia é encontrada ao lado do cadáver, o clube vê-se envolvido no seu primeiro caso real. Embora sejam quase octogenários, os quatro amigos têm alguns truques na manga...

Será que este gangue pouco convencional, mas brilhante, irá conseguir apanhar o assassino antes que seja tarde demais? O melhor é nunca subestimar um grupo de velhotes."


Género: Policial e thriller.

Data de Publicação: 2021.

Páginas: 384.

Editora: Planeta.

O Clube do Crime das Quintas-feiras de Richard Osman

Opinião:

O Clube do Crime das Quintas-feiras é o primeiro livro de Richard Osman e publicado recentemente. Uma vez, quando estava na fnac a ver as novidades de livros deparei-me com o exemplar deste livro e automaticamente pensei que dava um bom livro para ler no tempo mais frio agarrada a uma chávena de chá.


Até que um arrombador seria bem-vindo. Seria bom ter visita.



Guardei-o para ler em outubro, não só pelo lado cozy como pelo lado spooky. Sei que este livro não tem nada de terror ou tão pouco de suspense mas, é um policial muito bem escrito e com um grupo de personagens muito bem construídos. E, não estava errada porque, deliciei-me com esta leitura reservada para o mês de outubro.


Fui à minha primeira reunião do Clube do Crime das Quintas-feiras e tenho pensado que talvez valha a pena escrever a respeito.



Neste livro, encontramos de uma forma sucinta: a Elizabeth, a mente e a responsável pela união do grupo; o Ibrahim, o analista do grupo por ser um ex-psquiatra; a Joyce, a faladora e a pessoa alegre do grupo e o Ron, o dito mauzão do grupo. Há todo um outro grupo de personagens secundárias também importantes mas, é o grupo principal que funda o Clube do Crime das Quintas-feiras. 



Amanhã há uma grande reunião no vilarejo. Eu costumo ajudar a organizar as cadeiras para esse tipo de situação. Eu me voluntario, porque A) faz com que eu pareça prestativa e B) assim tenho prioridade no acesso às bebidas.



No Clube do Crime das Quintas-feiras é em primeiro lugar um clube em que a nossa Elizabeth, Ibrahim, Joyce e o Ron se reúnem todas as quintas-feiras para resolver crimes que normalmente seriam o dever da polícia resolver. No entanto, todos eles se interessam por crimes quer por a sua profissão estar ligeiramente associada, quer pela sua vida passada, quer pela simples curiosidade de saber quem assassinou quem. É um grupo em que a idade das personagens ronda a faixa dos septuagenários e octogenários e é uma brilhante ideia. Gostei da genialidade desse pormenor de idades. Até porque, em que momento lemos um policial em que um grupo da terceira idade é que tenta desvendar os mistérios e consequentemente solucionar os crimes?


Perguntei se por acaso poderia dar uma olhada na foto do cadáver. Por puro interesse profissional. Elizabeth ficou radiante, do jeito que o povo daqui fica quando você pede para ver as fotos da formatura dos seus netos.



É quando um assassinato toma lugar na Coopers Chase (cidade onde o nosso grupo reside) que este grupo se reúne para descobrir quem é o assassino que anda entre eles. Este grupo de amigos na terceira idade (adorei mesmo este pormenor que para mim é o que torna este policial diferente dos outros existentes e o que valoriza a história) mostra que a idade pode ser um impedimento físico e muitas vezes psicológico mas, não em todos os casos. 


Uma das primeiras lições que se aprende em Coopers Chase é que algumas pessoas ainda escutam direito.


E, assim concluí mais uma leitura da minha escolha e consequentemente, recomendação de livros para ler no Halloween de 2021. 

Classificação: 4 estrelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.