domingo, 24 de outubro de 2021

Sonhos do meu Pai - A história da minha família -, Parte III (Quénia) de Barack Obama | Livros

 Sinopse:


"Esta viagem ao Quénia iria finalmente preencher esse vazio? As pessoas de Chicago pensavam que sim. Vai ser como o Raízes, dissera-me Will, durante a minha festa de despedida. «Uma peregrinação», chamara-lhe Asante. Para eles, tal como para mim, a África tornara-se mais uma ideia do que um local concreto, uma nova terra prometida, cheia de tradições antigas e paisagens amplas, lutas nobres e tambores que falavam. Com o benefício da distância, envolvíamos a África num abraço seletivo - o mesmo tipo de abraço que eu, outrora, dera ao «Velho».


O que aconteceria quando transpusesse essa distância? Era bom acreditar que, de alguma maneira, a verdade me libertaria. Mas se isso fosse falso? Se a verdade só desiludisse e a morte do meu pai não significasse nada, e o facto de me ter deixado para trás não tivesse o menor significado, e o único laço que me prendia a ele, ou a Àfrica, fosse um nome, um tipo sanguíneo ou o desprezo dos brancos?"


Género: Autobiografia.


Data de Publicação: 2021.


Páginas: 198.


Editora: Reverso editada pela revista Sábado.



Fotografia da minha autoria - onhos do meu Pai - A história da minha família -, Parte III (Quénia) de Barack Obama, livro

Opinião:

Hoje falamos então do terceiro e último volume desta autobiografia escrita por Barack Obama. Quem estiver interessado nestes livros sugiro primeiro darem uma vista de olhos às opiniões da primeira e segunda parte. Podem as ler aqui e aqui.


Sentia-me como se estivesse a viver uma história de amor de outra pessoa.

Finalmente terminei esta trilogia e, se procurarem por outras edições podem encontrar como um único livro. Mas, até gostei desta divisão uma vez que facilita o manuseamento como também a sua transportação (caso não leia em casa).


(...) a África tornara-se mais uma ideia do que um local concreto, uma nova terra prometida, cheia de tradições antigas e paisagens amplas, lutas nobres e tambores que falavam.


Neste último volume, Barack Obama partilha connosco a sua viagem até ao Quénia - o reencontro com a família do lado do pai - e se depara com várias histórias cheias de cultura, amor e partilha. Compreendemos melhor a personalidade do pai de Barack Obama e também conhecemos melhor outros membros da sua família, como a irmã Auma por exemplo. 


Demasiados sonhos. Uma mulher com sonhos tem sempre problemas.


Vemos um outro lado do mundo. Um mundo mais pobre, mais populoso e com uma cultura distinta, mas vemos na mesma o lado humano na luta contra o sistema. Um sistema pobre, limitado e ambicioso. 


(...) um contraste óbvio com o isolamento crescente da vida americana, um contraste que avaliava não em termos raciais, mas culturais.


Penso que esta trilogia mostra-nos bem a luta contínua que Barack Obama se empenha por fazer chegar a todos. E, de certa forma, que todos percebam que um melhor sistema traz segundas oportunidades e que essas segundas oportunidades constrói pessoas mais gratas e felizes. No final tudo tem impacto.


Para aquela mulher, a família nunca fora apenas um espaço só para os vivos. Os mortos também tinham os seus direitos e as suas vozes davam forma ao curso dis seus sonhos.


Gostei muito de ler mais sobre a história de Barack Obama e da sua família. O modo como constantes ações diárias pode gerar um futuro diferente.


Classificação: 3 estrelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.