terça-feira, 25 de janeiro de 2022

No Chão Que Eles Pisam | Documentário

 Sinopse:


"Documentário da autoria de Cândida Pinto e Daniel Mota sobre a vida de jovens refugiados da Síria e do Afeganistão no nosso país. Fugiu-lhes o chão debaixo dos pés quando chegaram à universidade. Do céu caíam ameaças que quabravam os prédios, as escolas, as famílias, os amigos, as vidas.


Procuraram futuro longe do país de origem dilacerado por conflitos. Chegaram da Síria e do Afeganistão à procura de terra firme. Entregaram-se ao desafio da superação, de entender uma língua diferente, uma cultura distinta em nome de uma formação que lhes dê liberdade para viver. «O meu futuro é diferente do futuro do meu país» afirma a síria que estuda medicina dentária em Viseu. Recebeu uma bolsa da Plataforma Global para os Estudantes Sírios lançada pelo ex-presidente, Jorge Sampaio, em 2013 que lhes permite frequentar o ensino superior em Portugal. Estão espalhados por vários pontos do país, com esperança, confiança ou ainda com medos colados à pele."


Ano de Publicação: 2021.


Realização: Cândida Pinto e Daniel Mota.


Género: Documentário.


Disponível: RTP PLAY.


Crédito - No Chão Que Eles Pisam, Documentário RTP

Opinião:

Vi este documentário durante os dias de isolamento em dezembro de 2021. Provavelmente, não veria este documentário se não tivesse em confinamento por um motivo muito simples: não vejo muito televisão.

Aliás, grande parte do que vejo nos canais televisivos são notícias ou um ou outro programa. Um hábito que quero mudar em 2022. Não só porque a televisão portuguesa tem mais para oferecer do que aparenta, como também, partilho da opinião de que podemos acompanhar grandes programas e, neste caso, grandes documentários que valem bem a pena.

No chão que eles pisam, é um documentário que está disponível na RTP PLAY sobre estudantes sírios e afegãos que através de um programa de apoio que o Ex-Presidente, Jorge Sampaio, lançou de forma a apoiar as pessoas que pretendem estudar em Portugal, mas que devido às condicionantes do seu país de origem ou é complicado ou impossível.

Assim, acompanhamos alguns estudantes portugueses com origem síria ou afegã que estão a aproveitar a oportunidade de estudar, viver e futuramente, trabalhar em Portugal. Podemos ver diferentes backgrounds, diferentes culturas, mas com um objetivo em comum: estudar.

Aprecio este tipo de comentários pelo choque de realidade que nos faz sentir. Sabemos que viver noutros países não é fácil, mas quando vemos, o poder da visualização, tem um impacto diferente em nós. 

Acreditem que este documentário vale cada minuto e, se poderem vejam.

2 comentários:

  1. Não conhecia, mas fiquei com vontade de ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bom documentário e diria que bastante importante. Nem que seja para nos tirar uns minutos do nosso privilégio e sentirmos o poder da diferença que podemos igualmente fazer.

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.