sábado, 19 de março de 2022

Mulheres Livres, Homens Livres: Sexo, Género & Feminismo de Camille Paglia | Livros

 Sinopse:


"Camille Paglia é, desde os anos 60, uma das vozes fundamentais do feminismo, da autonomia das mulheres e dos seus combates. Mas é, também, herdeira de uma tradição intelectual de livre-pensamento que a coloca do outro lado da barreira do feminismo atual, que Paglia classifica como «vitoriano», «burguês», «politicamente correto», «puritano» e «estalinista». Para Camille Paglia, estamos a assistir à regressão a um estádio pré-feminista, onde uma excessiva proteção às mulheres as desenha como seres frágeis e incapazes de se oporem à violência, à discriminação e às adversidades.


Este livro reúne os seus melhores ensaios sobre estes assuntos. ´


Os temas vão desde a exigência de oportunidades iguais para as mulheres até ao elogio a Madonna como verdadeira feminista, desde a crítica ao conformismo na universidade até à busca de um padrão de beleza mais exigente (que vá além da busca da juventude pela «etnologia plástica»), louvando a força libertadora do rock'n'roll, exigindo liberdade de expressão e sem restrições nas universidades e na imprensa, cada vez mais proibicionistas.


Estes ensaios são uma leitura essencial que afirma o poder de mulheres e de homens livres - e do que podem realizar juntos."


Género: Não Ficção, Ensaios, Feminismo.


Data de Publicação: 2017.


Páginas: 361.


Editora: Quetzal.


Avaliação no Goodreads: 3.67.



Fotografia da minha autoria - Mulheres Livres, Homens Livres: Sexo, Género & Feminismo de Camille Paglia | Livro

Opinião:


Mais uma vez, recebi este exemplar no meu aniversário (thanks mom!), e, foi mais uma boa leitura sobre o feminismo. Um tema que como podem ver pelas sugestões que tenho partilhado por aqui tem estado em alta este ano. Além do mais, adoro comprar e receber livros, quer em datas especiais, quer em datas comuns porque me dão um boost de conforto e energia aos dias. 


A liberdade de odiar deve ser tão protegida como a liberdade de amar.

 

Mulheres livres, homens livres é um livro repleto de ensaios que a autora, Camille Paglia, tem vindo a escrever sobre a igualdade de género, a história, a cultura e a queda do feminismo bem como os perigos de o tornarmos politicamente correto. Uma luta que nos serve a todos porque tal como o título sugere precisámos de ambos os géneros livres para alcançarmos uma sociedade justa e igualitária.


Se as mulheres desejam liberdade, devem também criar condições para que os homens sejam livres. 

 

Apesar de o ter lido de uma ponta a outra sem outros livros pelo meio, acho que se enquadra melhor no tipo de leitura que repousa na nossa mesinha de cabeceira com o objetivo de irmos lendo e intercalando com outras leituras. 


a arte e o artista não têm de posicionar-se moralmente em relação a qualquer causa de tipo social.

 

Gostei muito dos ensaios aqui presentes mas guardo obviamente uns com mais carinho do que outros como por exemplo: (capítulo 4) Madonna, animalidade e fantasia, (capítulo  5) A violação e a atual guerra dos sexos, (capítulo 17) A atual guerra dos sexos, (capítulo 19) O espelho cruel, tipos físicos e imagens do corpo tal como os reflete a arte, (capítulo 33) Como deveria ser uma mulher presidente e, (capítulo 36) O que nos diz uma imagem, o retrato de Robert Mapplethorpe para Horses de, Patti Smith.


Madonna ensinou as jovens a serem plenamente femininas e a assumirem a sexualidade enquanto protagonistas das suas próprias vidas.

 

Gostei de entrar em contacto com os pensamentos liberais e feministas da autora e, ainda mais importante, Camille Paglia, posiciona-se como uma feminista sem medo das críticas de outras feministas (das quais muitas vezes é alvo) pelo que tudo o que lermos nestes ensaios são o que verdadeiramente sente.


Classificação: 4 estrelas.

2 comentários:

Com tecnologia do Blogger.