sábado, 24 de setembro de 2022

A Ilusão de Merit de Colleen Hoover | Livros

Sinopse:


"Merit Voss tem uma vida pouco normal. Vive numa igreja reconvertida com uma família disfuncional e pouco ortodoxa: a mãe, sobrevivente de cancro, ocupa um quarto na cave, o pai é agora casado com a antiga enfermeira da mãe, o meio-irmão mais novo não pode comer nem fazer nada que seja divertido e tanto o irmão mais velho como a sua irmã gémea, Honor, são a imagem absurda da perfeição. E Merit sente que nunca será assim.


Merit coleciona troféus que não ganhou e segredos de família que é obrigada a guardar. Numa visita a um antiquário em busca do próximo troféu, Merit conhece Sagan, que logo a deixa completamente desarmada e com um novo brilho nos olhos - até ela perceber que ele é inalcançável. Cansada de se sentir invisível, e cada vez mais mergulhada no abismo, Merit decide acabar com a ilusão da família perfeita e revelar a verdade há tanto tempo escondida.


Mas não estará Merit também a esconder a verdade sobre si mesma?"


Género: Romance, Young Adult, Contemporâneo.


Ano de Publicação: 2019.


Páginas: 314.


Editora: Topseller. 


Avaliação no Goodreads: 3.86.


Fotografia da minha autoria - A Ilusão de Merit de Collen Hoover | Livros


Opinião:

Há algum tempo que queria ingressar num dos livros da Collen Hoover, não só por todo o hype positivo que tem como pela curiosidade em conhecer as histórias que tem vindo a partilhar.

Gosto quando a água me chega às plantas dos pés. Como não tenho dinheiro para fazer uma pedicure, é o que se pode arranjar.

Na minha ida à Feira do Livro do Porto, deparei-me numa banca com este exemplar a 10€ e, sabia que era o momento ideal para me debruçar sobre esta autora. Isso e a sugestão de uma amiga que também começou por este livro e teve uma boa primeira impressão.

De todos os lugares onde poderíamos estar, estamos aqui. Ao mesmo tempo.


A Ilusão de Merit, conta a história de uma rapariga de 17 anos que coleciona troféus sempre que teve momentos maus (como o término do seu primeiro namoro), vive com uma família que lhe pede sempre que guarde segredos e, no meio do caos encontra-se a "ir ao fundo para respirar".

Em vez disso, abri a porta imediatamente para investigar por minha conta. Se a minha vida fosse um filme de terror, eu seria a primeira a morrer.

 

Merit é das personagens mais estranhas que conheci no bom sentido pela sua impulsividade com o que pensa e faz, mas, também por ser uma personagem tão peculiar, engraçada e incrivelmente bem desenvolvida.


Abro os olhos e volto para a cama. Rezar é tão estranho. Se calhar devia fazê-lo mais vezes.

 

Ela tem uma irmã gémea, a Honor e um irmão mais velho, o Utah com quem ao longo dos anos perdeu a ligação, fazendo-a sentir-se ainda mais sozinha. Tem também um irmão mais novo o Moby que é um rapaz de 4 anos adorável e a única pessoa da família que gosta.


Há tanto tempo que guardo ressentimentos pela minha família que não me abraça, quando talvez eles se ressintam da mesma coisa da minha parte.


Diria que o livro me divertiu um pouco mais do que a tristeza que certas passagens me deixavam. Apesar de lidarmos com temáticas fortes como a depressão, a solidão, a falta de uma família funcional e dedicada uns aos outros, também houve momentos que simplesmente brilhavam de tão espontâneos e inesperados. 


Nem todas as palavras se podem traduzir em todas as línguas.


No meio do abismo, Merit conhece Sagan, um rapaz de 19 anos que numa feliz coincidência, acredito que foi a pessoa que mais precisava para a despertar do mundo de sombras em que começava a viver. Podemos inclusive, ver alguns desenhos que faz para Merit e que são sem dúvida um acrescento ao livro. 


Ele dá um passo para mim e, de repente, sinto que lhe engoli o coração, porque tenho batimentos a mais dentro do peito.


Penso que foi o livro perfeito para estrear no mundo da Collen Hoover, no entanto, estou aberta a sugestões e até mesmo a feedbacks que podem deixar nos comentários :) Foi dos melhores romances que li este ano. 


Classificação: 5 estrelas.

1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.