sábado, 31 de dezembro de 2022

In Watermelon Sugar de Richard Brautigan | Livros

Sinopse:

"iDEATH is a place where the sun shines a different colour every day and where people travel to the length of their dreams. Rejecting the violence and hate of the old gang at the Forgotten Works, they lead gentle lives in watermelon sugar. In this book, Richard Brautigan discovers and expresses the mood of the counterculture generation."

Género: Fantasia.

Ano de Publicação: 2002.

Páginas: 144.

Editora: Vintage Classics.

Avaliação no Goodreads: 3.81.

Crédito - In Watermelon Sugar de Richard Brautigan | Livros

Opinião:

Tinha mais expectativas para este livro do que as que realmente foram concretizadas. Talvez por ser uma referência à música Watermelon Sugar do artista Harry Styles e que me ficou no ouvido. Mas, acho uma boa leitura na mesma só que confesso que estava à espera de mais.
The long walks I take at night. Sometimes I stand for hours at a single place, without hardly moving.
Como uma das últimas leituras do ano queria reservar um livro que me direcionasse para outros artistas - que estes o tivessem lido ou se sentido inspirados - e, foi assim que iniciei esta leitura, pronta para compreender a inspiração, neste caso, que deu origem à música tão conhecida e, que chegou a ganhar prémios.
The heart is something else. Nobody knows what's going to happen.

Neste livro, a nossa personagem principal dá-nos a conhecer um mundo criado com o açúcar da melancia, onde a história se desenrola e, pega na nossa imaginação e nos conduz por este lugar em que tudo é de melancia. No início não deixa de ser um pouco estranho, mas à medida que vamos lendo ficamos cativados com esta imaginação toda que brota do autor, Richard Brautigan.
I have a gentle life.

iDEATH é o nome do espaço, uma espécie de utopia fantástica, onde os sete dias da semana o sol brilha com uma cor diferente sendo inclusive associado a um significado e em que os seus moradores conhecem-se mutuamente. No entanto, a história principal aborda a sua relação amorosa (um triângulo amoroso onde uma das protagonistas femininas acaba por se suicidar ao que os restantes morados - amigos e familiares - normalizam justificando ser um caso de desgosto amoroso) que está numa espécie de impasse, a preocupação com os tigres (que comeram os seus pais) e, o seu melhor amigo o Charlie que tem um irmão rebelde - o insoil -, que se escolheu mudar para Forgotten Works, uma cidade ao lado que funciona neste cenário como um deserto e, onde permanece tudo o que foi esquecido.
I don't know how she feels. 

Apesar do magnífico enredo e da incrível imaginação do escritor estava à espera de conhecer mais referências entre a obra e a música. Pelo que as expectativas não foram as esperadas. Todavia, a leitura é interessante e conduz-nos a um mundo completamente novo e, com personagens que nos deixam ainda mais curiosas.

Classificação: 3 estrelas.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Aconselho se também fores curiosa acerca da inspiração da música ou gostares de utopias 🤗

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.