sábado, 31 de dezembro de 2022

Os 15 melhores livros que li em 2022 | Livros

Imagem da minha autoria - Os 15 melhores livros que li em 2022 | Livros
 
Chegou um dos momentos mais esperados no blog: a escolha dos 15 melhores livros em 2022. Este ano li 65 livros pelo que esta decisão foi bastante desconcertante. Não quero estar a ser injusta para com o trabalho de outros escritores, mas abaixo encontram os livros que mais prazer tive durante a leitura no decorrer deste ano.

Imagem da minha autoria - Fifty Words For Rain de Asha Lemmie | Livros

Sem dúvida que Fifty Words For Rain de Asha Lemmie está entre os melhores dos melhores. De forma ingénua esperava que a vida da nossa protagonista - Nori - tivesse alguma parte ou fase feliz, mas página a página só me mostrava como a vida é injusta para muitos. Podem saber mais aqui.

Imagem da minha autoria - 28 Questions - They say it takes 28 questions to fall in love. Then What? - de Indyana Schneider | Livros
Trouxe este calhamaço comigo de uma livraria em Luxemburgo. Em fevereiro fiz uma pequena viagem por este país e, esta é a melhor recordação que trago física. Estava indecisa com os títulos que iria trazer, mas assim que vi este sabia que era o meu tipo de livro. E, assim foi. Um romance que conta muito sobre apaixonarmo-nos. Podem perceber o porquê de ter gostado tanto aqui.

Imagem da minha autoria - Pachinko de Min Jin Lee | Livros

A história de Sunja é daquelas histórias das quais vale muito a pena conhecer. Para além de nos ensinar sobre empatia, nos inspirar a ajudar o próximo e sobre o perdão também instiga-nos sobre os períodos  históricos de 1932 a 1989 entre a Coreia e Tóquio, desde as guerras às tentativas de paz e as fortes discriminações étnicas e culturais. Descubram uma opinião mais detalhada aqui.

Imagem da minha autoria - Heartstopper: volume 3 de Alice Oseman | Livros

Devorei os quatro volumes desta banda-desenhada por inteiro. Li-os apenas em algumas horas e só tenho pena de não ter pegado neles mais cedo. No entanto, o terceiro volume conquistou-me um pouco mais. Tanto o Nick como o Charlie são personagens muito bonitas. Vejam mais sobre eles aqui.

Imagem da minha autoria - As Flores Perdidas de Alice Hart de Holly Ringland | Livros

Numa das campanhas da Bertrand de 50% aproveitei este livro que muito me intrigava. Aprendemos a linguagem das flores com a menina Alice e acompanhamos o seu crescimento, de um lar violento à superação de um relacionamento tóxico e a saber se cuidar e amar. Podem ler mais sobre a Alice Hart aqui.

Imagem da minha autoria - O Silêncio das Mulheres de Pat Barker | Livros
Pat Barker foi uma autora que conheci este ano e, não podia ter vindo numa melhor altura já que estava a escrever uma dissertação sobre o Papel da Mulher. Não é coincidência que as palavras mulheres e silêncio se encontrem muitas vezes interligadas. No entanto, neste livro conhecemos a história de Briseida, a rainha de Lirnesso, que fez parte das mulheres que foram silenciadas na história. Para quem estiver interessado(a) no livro podem encontrar mais informações aqui.

Imagem da minha autoria - A Civilização do Espetáculo de Mario Vargas Llosa | Livros

Estava longe de saber que brevemente iria trabalhar numa associação cultural na minha cidade quando este livro surgiu na minha vida. Foi um bom encontro. Neste livro, conhecemos mais sobre a banalização das artes, sobre jornalismo sensacionalista e, da importância do setor cultural no desenvolvimento da sociedade. Um excelente livro. Se quiserem perceber melhor do que estou a falar é só espreitarem aqui.

Imagem da minha autoria - Aristotle and Dante Dive into the Waters of the World de Benjamin Lire Sáenz | Livros

Depois da boa introdução aos romances LGBT através de Heartstopper tinha vontade de continuar a descobrir mundos quando encontrei o autor Benjamin Lire Sáenz. Li o primeiro e o segundo livro. São os dois muito fofinhos, incrivelmente bem escritos (principalmente para os momentos que nos faltam a delicadeza de contar histórias tão bonitas quanto esta). Conhecam o Aristole e Dante aqui.

Imagem da minha autoria - As Filhas de Eva de Louise O'Neill | Livros

Apresento-vos o primeiro livro de 2022 que li de uma assentada só de tão bom que é. Foi uma das minhas compras da Feira do Livro do Porto. Podem ver aqui os outros livros que comprei. E, honestamente se ainda não leram então esta é das melhores sugestões que faço. Se consegui vos convencer podem ler a opinião aqui.

Imagem da minha autoria - A Ilusão de Merit de Collen Hoover | Livros

Finalmente compreendo o fascínio e, em parte delírio em torno desta autora. Agora também faço parte dessa comunidade. A minha estreia foi com A Ilusão de Merit, e simplesmente adorei. Por favor conhecam a linda da Merit aqui.

Imagem da minha autoria - Tudo o que nunca fomos - Deixa Acontecer Volume I - de Alice Kellen | Livros

Despedi-me do verão com este livro incrível. Foi uma boa despedida e, embora estejamos no inverno já só quero os primeiros raios de sol para ler a continuação. E, sim estou à espera do verão para poder continuar esta leitura porque sei que irá fazer mais sentido e dar prazer aos dias de praia. Conhecam Leah e o seu passado incrivelmente devastador aqui.

Imagem da minha autoria - If We Were Villains de M. L. Rio | Livros

Tinha de incluir este livro mesmo que significasse o sacrifício de excluir outros. Neste livro, existe teatro, um grupo de amigos chegados, uma escola de elite, uma tragédia de Shakespeare (ensaio e na realidade) e, um assassino. Podem ler o resto da opinião aqui.

Imagem da minha autoria - The Book of Life de Deborah Harkness | Livros

Este livro faz parte da trilogia: "A Discovery of Witches" e, foram leituras tão boas que não podia deixar de incluir a história destas duas pessoas que se apaixonam. É mais complexo do que parece, prometo. Percebam o meu fascínio aqui.

Imagem da minha autoria - The Only Woman in the Room de Marie Benedict | Livros

Onde estão os leitores que adoram os romances históricos? Malta, este livro é para vocês. Conhecemos um bocadinho da história da atriz: Hedwig Kiesler, a atriz que é mais do que uma cara bonita e da qual nem todos gostam por querer ajudar os britânicos a ganhar a Segunda Guerra Mundial contra os alemães. No caso de terem perdido a opinião do livro podem encontrá-la aqui.

Imagem da minha autoria - And Every Morning The Way Home Gets Longer and Longer de Fredrik Backman | Livros

Foi das últimas leituras deste ano e, que bom terminar um ano repleto de amor. No ano passado, por volta desta altura li o primeiro livro do escritor, Fredrik Backman e, soube que o iria conhecer aos pouquinhos e, se possível nesta altura porque as suas histórias são ainda mais especiais nesta época natalícia. Podem ler aqui a opinião do "The Deal of a Lifetime". Caso queiram (re)ler a opinião deste livro tão bonito.


Espero muito que tenham gostado desta reflexão sobre as melhores leituras do ano. Digam-me se leram alguns dos livros mencionados e, se também gostaram! 

2 comentários:

Com tecnologia do Blogger.